04 de novembro de 2022
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Reutilização e Reciclagem como práticas solidárias

 

A Lei 12305/2010, também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, enfatiza a responsabilidade de cada gerador pelos resíduos que gera. As práticas de reutilização e reciclagem visam garantir o reaproveitamento de um produto, pois esse processo reduz a exploração abusiva de recursos naturais que, por sua vez, seriam utilizados para a produção de novos materiais de consumo.

Apesar do Brasil contar com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a reciclagem no país atinge apenas 2,1% de tudo que é coletado. De acordo com os dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), o percentual é o mesmo há pelo menos 3 anos. Os dados mostram que uma parcela significativa da população ainda não possui acesso à coleta seletiva.

Além da pobreza em infraestrutura, parte do problema está focado em falta de conscientização e solidariedade. São poucas as ideias difundidas quanto ao reaproveitamento de materiais e a forma como esses projetos facilitam o dia a dia de comunidades carentes, por exemplo. Com base em dados de instituições de caridade em Juiz de Fora/MG, aproximadamente 1.200 crianças e adolescentes necessitam de doações para comparecem às aulas com seus materiais escolares básicos.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2019, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais idade no Brasil foi estimada em 6,6% (cerca de 11 milhões de pessoas). Com o acesso à educação de qualidade como elemento central no combate ao analfabetismo, não somente a reestruturação do sistema básico de ensino mostra-se urgente, como o incentivo à educação por meio da doação de materiais escolares é um assunto prioritário.

Perante os problemas apresentados, temos não somente um desafio, mas também uma oportunidade relacionada ao tema da sustentabilidade. Iniciativas pelas quais materiais são reaproveitados com a finalidade de incentivar o acesso à educação mostram-se úteis nos processos de conscientização e de prática sustentável.

Além do aperfeiçoamento das políticas públicas do país, cabe às mais diversas organizações a mobilização quanto ao tema da reutilização e reciclagem relacionadas a solidariedade comunitária. Parte da cultura empresarial, voltada apenas à destinação correta dos resíduos, deve ser reconfigurada a partir dos 3 Rs da Sustentabilidade – reduzir, reciclar e reutilizar. Com essa relação mais integrada, as soluções de produtividade não somente cooperarão para a harmonia entre o ser humano e o meio ambiente como fomentarão o conceito de solidariedade entre as pessoas de diferentes classes sociais.

Ação Colaborativa entre Núcleo Engenharia e Associação Casa Semente

A Núcleo Engenharia Consultiva, uma das maiores empresas no seu segmento, possui um Sistema de Gerenciamento Integrado, certificado de acordo com as normas ISO 9.001, 14.001 e 45.001 além da ISO 37.001. Seguindo os requisitos normativos, a empresa que também é signatária do Pacto Global da ONU, busca adotar as mais diversas inciativas que cooperem no engajamento dos conceitos de sustentabilidade dentro e fora de suas instalações.

Reforçando a cultura de adoção de ações aderentes ao ESG, e em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente celebrado em 05/06/2022 a Núcleo Engenharia em parceria com a Associação Casa Semente realizou a distribuição de estojos, bolsas e Ecobags às crianças e famílias carentes atendidas pelo projeto social na localidade de Jardim Gramacho, Duque de Caxias/RJ.

Em uma ação colaborativa, entre a Associação Casa Semente e Núcleo, foi elaborado uma estrutura para reutilização e reestilização de materiais que seriam de descartes como uniformes e fardamentos usados em novos materiais de incentivo a educação e preservação ao meio ambiente.

A expectativa de ambas as organizações é que essa iniciativa seja um bom exemplo para a sociedade e sirva de inspiração para que surjam novas ideias e desperte o interesse de outras organizações que queiram fazer parte dessa corrente do bem!

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

José Gabriel Ferro Gagliardi

Engenheiro Civil com experiência em Sistema de Gestão da Qualidade em empreendimentos da construção civil e atualmente atua na área Sistema de Gestão Integrada na Núcleo Engenharia Consultiva, visando a conformidade multisetorial nos diversos segmentos da empresa.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS: