- BLOGS
- Relações Institucionais & Comunicação
Relações Institucionais & Comunicação
O Comitê Aberje de Comunicação e Relações Institucionais é composto por 48 profissionais, de 24 organizações associadas à Aberje. O grupo se reúne mensalmente para debater a atuação estratégica com base na integração entre relações institucionais e comunicação corporativa, refletindo sobre estrutura, reporte, formação e competências dos times, escopo de atuação e toda a complexa gama de relações entre os diversos stakeholders, tendo por objetivo a construção de relacionamentos de valor e a geração de impactos positivos na reputação das companhias. Neste blog, os integrantes do Comitê compartilham suas visões sobre os temas debatidos nos encontros, trazendo uma multiplicidade de olhares a partir da inspiração coletiva.
Na gestão da reputação, as histórias de marca são fundamentais
Sempre fui ligado em tendências, já que a arte de ouvir profissionais com conceitos visionários gera reflexões importantes. Obviamente, é necessário aplicar um filtro potente, uma curadoria baseada na busca por fatos que levem à confirmação desses inúmeros caminhos que se abrem após um rompimento de sinapses já enraizadas. Eu poderia listar uma série de....
Ricardo Voigt
01/10/2021
Planejamento demais com análise e dados de menos é coisa do passado
Publicado originalmente no LinkedIn em 20 de setembro de 2021 A tecnologia tem proporcionado tantas inovações que fica até difícil pensar como era a vida alguns anos atrás sem a existência do WhatsApp, dos aplicativos de comida, do streaming de música ou do e-commerce por exemplo. Todo esse arsenal tecnológico possibilitou a criação de um sem-número de negócios, de novas....
Dario Menezes
23/09/2021
Sem dados, não há análise; sem análise, não há estratégia.
O uso de dados é mais que uma tendência, é fundamental para a realização de leituras e interpretações de cenários complexos que potencialmente afetem os negócios. No encontro de 24 de agosto do Comitê de Relações Institucionais e Comunicação da Aberje, foi promovido instigante debate com o tema “Uso de inteligência de dados e monitoramento....
Thomaz D'addio
17/09/2021
A importância do coletivo no lobby digital
Se por um lado já é consenso a importância das mídias sociais para a exposição da marca e divulgação de produtos, por outro, as organizações ainda adiam a utilização desses meios para pautar e influenciar discussões mais amplas. Porém, o que os profissionais de comunicação e relações institucionais não podem ignorar é que os debates....
Marianna Abdo
10/09/2021
Bolhas, desinformação e públicos exaustos: alguns desafios de participação digital democrática em RIG
Em 2007 Said Farhat classificava, no livro “Lobby: O que é, como se faz”, como “ruidosos” os grupos de pressão que buscavam chamar a atenção da opinião pública por meio de manifestações que envolviam bloqueios, paralisações, ocupações, entre outros. Em 2021, o contexto do Lobby Digital, caracterizado pela instantaneidade do ativismo, intensifica as discussões sobre....
Ágatha Camargo Paraventi
25/08/2021
O engajamento público na era da hiperconexão
Publicado originalmente no LinkedIn em 04 de agosto de 2021 Para o universo da comunicação, a compreensão da arquitetura de stakeholders (que também podemos chamar de atores ou partes interessadas, para citar apenas alguns sinônimos) é fundamental para o desenho de abordagens de engajamento que visem impactar de forma assertiva os públicos de interesse para um determinado....
Thomaz D'addio
19/08/2021
Da arte de estourar bolhas
Publicado originalmente no LinkedIn em 4 de agosto de 2021 A multiplicidade de vozes e a velocidade na propagação da informação são dois dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais de Comunicação Corporativa na atualidade. Navegar num cenário de transformações constantes, mantendo o pulso do relacionamento com os stakeholders e assegurando um espaço de relevância para as marcas,....
Renata Petrocelli Bezerra Paes
12/08/2021
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30























