
Quando pensamos em futuro logo nos vem à mente temas como sustentabilidade e educação. Dois temas que inclusive possuem uma ligação muito tênue, já que um pode ser ligado ao outro. Acreditamos ser importante conceituar esses dois termos para melhor compreensão:
A sustentabilidade possui como base um tripé (econômico, ambiental e social) e atua segundo Guimarães (2019) como a capacidade de cumprir as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras. Etimologicamente a palavra deriva do latim sustentare, que significa “apoiar”,”sustentar” e “conservar”.
Já quando falamos de educação, temos a lei nº 9.394, de 20 de dezembro 1996 que estabelece as diretrizes e base da educação nacional e apresenta no seu artigo 1º a seguinte informação: “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.” Entende-se então que a educação, seja ela formal ou não formal, abrange todas as dimensões que fazem referência à formação humana.
Trabalhando em cima desses dois conceitos (sustentabilidade e educação) e trazendo um ponto de interligação entre eles, temos um grande desafio, o cumprimento das metas dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), neste caso o ODS 4 que visa a educação de qualidade. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) o objetivo é “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Dentro desse ODS temos 10 metas a serem alcançadas até 2030.
As metas deste ODS envolvem alfabetização, oportunidade educacional nos diferentes níveis de educação e formação profissional para os públicos de diversos gêneros e idades, bolsas de estudo para pessoas em situações de vulnerabilidade, formação de discussões sobre sustentabilidade, inclusão e estilo de vida sustentável, formação e profissionalização de educadores, melhores instalações e ampliações das unidades de ensino.
Um dos maiores obstáculos hoje é o cenário pós pandemia onde vemos a saúde mental de educadores e alunos em questão. Segundo dados apresentados pelo Diário Escola (2022) dois em cada três alunos apresentam sintomas de depressão e ansiedade e isso faz com que se torne mais difícil ensinar e retomar o ritmo após esse momento.
Desse modo, temos para além de todas as metas já publicadas e acompanhadas, um novo foco, o bem estar dos educadores e estudantes, para que possam se desenvolver nesse novo mundo. É crucial que acompanhemos este obstáculo para que possamos sair em busca de maneiras de tornar o ensino mais leve e mais dinâmico! Talvez assim conseguiremos superar esse momento da educação e mais que isso, possamos enfim cumprir as 10 metas do ODS 4 que parecem estar tão distantes, mas 2030 já está batendo em nossa porta. Vamos juntos lutar por um mundo melhor, mais sustentável, com mais oportunidades para a educação, um mundo mais inclusivo e com mais equidade.
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Beethoven contra o ruído do mundoLuis Alcubierre Memória é métodoLeila Gasparindo Gestão de Reputação Algorítmica: quando a IA vira mediadora da confiança
Destaques
- Paulo Nassar debate melancolia como sinal de lucidez em tempos de crise no Revista CBN
- Rodrigo Cogo retorna à equipe da Aberje em nova área
- Aberje reformula seus Capítulos Regionais
Notícias do Mercado
- Volkswagen do Brasil patrocina temporada carioca do musical Wicked
- AngloGold Ashanti apoia corrida inclusiva que marca início do mês de conscientização da síndrome de Down
- Livro de André Senador analisa integração entre comunicação, ESG e reputação corporativa





























