Euromonitor divulga 10 principais tendências globais de consumo para 2020
Todo início de ano, a Euromonitor International identifica as tendências emergentes que ganharão força nos próximos doze meses. As informações permitem mapearem os consumidores – tendo um panorama geral de como o comportamento de consumo está se alterando – e, por consequência, possibilitam insights e estimulam a disrupção dos negócios com estratégias mais competitivas.
Claro que o resultado está impactado pela pandemia do coronavírus, mas ainda assim vale a leitura e a compatibilização com o cenário atual. O relatório de 2020 destaca a conveniência e controle pessoal como as principais apostas para o varejo se conectar ao consumidor. Os consumidores estão se colocando em primeiro lugar enquanto procuram maneiras de simplificar as suas vidas.
As dez tendências foram identificadas considerando suas características e manifestações, ambiente de negócios, dados de comportamento, estudo de casos sobre as indústrias estão respondendo a elas, a opinião de especialista e os impactos a longo prazo.
- Mais que humano – As pessoas começam a aceitar que robôs ou outras inteligências artificiais (IA) realizem tarefas que normalmente são feitas por humanos. Apesar da confiança total e do acesso universal a essas tecnologias ainda estarem distantes, os consumidores já adotam a IA em prol do seu próprio bem-estar, conveniência e conforto. Com isso, as empresas estão integrando as tecnologias para automatizar suas operações e fornecer soluções personalizadas. A geração Alfa, que está crescendo com a IA como parte integral de suas vidas, não distinguirá mais o digital do físico.
- Conquiste-me em segundos – Os consumidores ambicionam mais em menos tempo. Com tecnologia, acessibilidade e uso aprimorados, eles acessam e processam uma grande quantidade de informações, exigindo rapidez, personalização e autenticidade. Por isso, para as empresas conseguirem sua atenção é preciso que a entrega de conteúdo, produtos e serviços seja multissensorial, a mais acessível possível e em curto tempo para competir com outras demandas.
- Mobilidade sem limites – Os consumidores querem a liberdade de se locomover como quiserem, por isso buscam por opções de transporte modulares e personalizadas, considerando questões como tempo, custo, clima e ocasião para um trajeto sem atritos. Ou seja, eles querem planejar suas jornadas e querem atualizações em tempo real sobre a melhor maneira de ir do ponto A ao B, seja de trem, táxi, bicicleta elétrica, patinete, helicóptero ou uma combinação de todos esses meios.
- Inclusão para todos – As empresas estão reformulando seus produtos e serviços para serem mais acessíveis para todos, representando indivíduos além do convencional e ajudando a reduzir o preconceito relacionado a diversidade e diferenças. As marcas estão respondendo a uma pressão social que exige mudanças e estão dando passos rumo à autenticidade e inclusão, colocando a acessibilidade no centro do desenvolvimento de novos produtos.
- Cuidando de mim mesmo – A saúde mental é a prioridade das pessoas em 2020. Elas estão procurando produtos que possam atender às suas necessidades específicas de bem-estar e as ajudem a evitar os efeitos psicológicos como estresse, preocupações e falta de sono. Estímulos responsáveis e bem-estar mental serão a nova regra à medida que os consumidores procuram sua ‘felicidade holística, reformulando o futuro da socialização.
- Casas multifuncionais – Períodos de incertezas econômicas, políticas ou pessoais atraem os consumidores para os confortos de seus lares. Embora essa tendência não seja nova, é a primeira vez que os consumidores, de fato, não precisam sair de suas casas. Essa facilidade de poder fazer tudo direto do lar – trabalhar, comprar, se exercitar, se divertir e outras atividades – está mudando os hábitos das pessoas, gerando o consumo em domicílio. Essa mudança ocasionará um impacto profundo e extenso nas indústrias, no sistema de distribuição, etc.
- Personalização privada – Os consumidores querem que as marcas customizem seus produtos e serviços, mas, ao mesmo tempo, estão preocupados com a forma com que seus dados pessoais são captados, usados e compartilhados. Apesar de algumas marcas já estarem limitando dos tipos de informações que coletam, outras estão tentando definir novos padrões e atrair os consumidores que preferem ficar fora do radar. Essa tendência sinaliza que, provavelmente, muitos consumidores ficarão de fora das experiências fabricadas digitalmente por consideraram que elas não agregam valor.
- Orgulhosamente local, ganhando o mundo – Os consumidores estão retornando às suas origens, às suas raízes. As marcas de nicho começam sua jornada acentuando suas credenciais locais, colocando-as em primeiro plano nas mentes dos consumidores. As multinacionais estão se tornando mais sofisticadas ao moldar seus produtos de acordo com os gostos e preferências locais, sem perder a identidade central de sua marca. Sintonizar-se à essa tendência é uma estratégia de negócio imprescindível para ganhar e manter a fidelidade dos clientes.
- Revolucionários da reutilização – O melhor aproveitamento dos nossos recursos, de modo a diminuir o desperdício e os impactos ambientais, está não está mais latente. Novos modelos de negócios circulares visam oferecer mais utilizando menos por meio de compartilhamento, reutilização, reposição e aluguel. A conscientização ambiental e o consumo ético impactam, especialmente, as gerações mais novas que dão prioridade para experiências e não para a posse. As marcas que evitam a geração de resíduos chamam a atenção de consumidores mais éticos que estão adotando a sustentabilidade por meio de produtos mais duradouros.
- Queremos ar puro por toda parte – O impacto da poluição do ar na saúde está afetando as escolhas dos consumidores. Há uma pressão popular, e, alguns casos, encabeçada pelo governo – como o aumento das temperaturas, para adoção de medidas que visam salvar o planeta de um possível desastre ecológico. As marcas estão se ajustando para impactar os consumidores conscientes que defendem cidades limpas e um mundo livre de carbono.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa