PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
22 de dezembro de 2021
BLOG Democracia e Comunicação

Debate ambiental reserva uma oportunidade para marcas e empresas se posicionarem com desenvoltura

 

Marcela Canavarro
 
  • COMPARTILHAR:

Já se sabe que a pauta ambiental tem crescido no debate público e é especialmente apelativa entre as novas gerações, que nasceram em um mundo preocupado com aquecimento global, agrotóxicos e desenvolvimento sustentável. Agora, um amplo estudo realizado pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) traz alguns detalhes sobre como esse debate público acontece nas redes sociais. O estudo pode ajudar a guiar marcas e empresas para navegarem neste tema com mais desenvoltura.

Um dos destaques da análise da FGV DAPP foi a enorme variedade temática em torno da agenda verde. De energias renováveis a tecidos ecológicos para roupas, de educação ambiental à crítica política: quase tudo cabe. Tanta variedade, na verdade, reflete a proximidade da pauta ambiental com praticamente todos os fatores da vida em sociedade. Enquanto alguns grupos focam, por exemplo, suas publicações na preservação das florestas, outros acompanham a evolução tecnológica como a aposta para manter o ar, os mares, os rios e a terra mais limpos e preservados.

Além da variedade, a correlação temática também marca o debate público ambiental. Dificilmente um dos temas analisados aparece sozinho. Pelo contrário, a análise mostra que os temas ambientais costumam ser tratados fazendo referência a outras sub-temáticas da agenda verde. Isso demonstra a complexidade inerente ao tema e traz um alerta para marcas e empresas: se não for vista e tratada de forma holística, qualquer ação em torno da agenda verde estará, na melhor das hipóteses, incompleta e superficial.

Os temas analisados pelos pesquisadores da FGV DAPP foram tecnologias e meio ambiente; agricultura familiar; crise hídrica e questões energéticas; incêndios e danos ambientais; e governo, políticas públicas e sociedade civil. Foram coletadas aproximadamente 12 milhões de publicações, entre junho e setembro de 2021, no Twitter e no Facebook. A metodologia do estudo combinou processamento computacional e análise manual feita pelos pesquisadores.

A transversalidade temática é especialmente notada no tema tecnologias e meio ambiente, que engloba assuntos como fontes renováveis de energia, moda, consumo consciente, educação ambiental, bioeconomia, emissão de carbono, ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) no mundo corporativo, economia circular e a agenda política nacional.

Nesta temática, entre as palavras muito frequentes, aparecem “produzir”, “pesquisa”, “tecnologia”, “sustentabilidade”, “desenvolvimento”, “projeto” e “futuro”, indicando que o debate público considera as tecnologias como fatores-chave para um futuro ambientalmente seguro. O debate sobre tecnologias e meio ambiente no Facebook acumulou 94.883 publicações, postadas em 24.837 grupos e páginas públicas, e que atraíram 6.835.399 interações.

A variedade de perfis envolvidos também foi notória, incluindo empresas e veículos de informação, políticos, organizações governamentais e não-governamentais, universidades e outras instituições educacionais, indústrias e marcas de diferentes setores. Os perfis noticiosos são, como esperado, um dos destaques. Mas também são numerosos os perfis ligados à moda e à educação ambiental. Nesses perfis, foram destaques as abordagens sobre consumo consciente, como moda sustentável, eletrodomésticos de baixo consumo e veículos que não usam combustíveis fósseis, além de emissão de carbono/aquecimento global, bioeconomia e ecoturismo.

Com tantas temáticas com que trabalhar, potencialmente, qualquer marca ou empresa pode participar do debate, mostrando a seus consumidores e clientes que compartilha da preocupação corrente com o futuro do planeta. Sua empresa está preparada?

Para acessar o estudo da FGV DAPP, clique aqui.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Marcela Canavarro

Marcela Canavarro é Jornalista com doutorado em Mídias Digitais pela Universidade do Porto e mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como pesquisadora na FGV DAPP e tem interesse por estudos sobre comunicação & dados, desinformação, práticas de comunicação no contexto do capitalismo informacional e ativismo em rede.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.