15 de dezembro de 2022
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Comunicação pública em tempos de desinformação – e-books discutem tendências e desafios

 

A comunicação pública (CP) é, sem dúvida alguma, gênero de primeira necessidade em uma sociedade democrática. Em especial, após vivenciarmos uma pandemia e, mais recentemente, as eleições presidenciais, evidencia-se ainda mais o papel da CP enquanto pilar da democracia.

Acredito que a CP possa assegurar transparência e informação de qualidade para as organizações públicas e para a sociedade. Além disso, ela pode estreitar o diálogo entre as organizações e os cidadãos.

“Comunicação pública e cidadania” é o título, dos recém lançados e-books, da coletânea organizada pela Universidade Federal de Goiás em parceria com várias instituições (Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública), UnB, Instituto Federal de Goiás, Instituto Federal Goiano e Fundação RTVE/TV UFG).

Os livros são resultantes da chamada pública lançada no 1º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação e IV Seminário de Comunicação Pública e Cidadania realizado na UFG em outubro de 2021.

Os dois e-books, a partir de valiosas contribuições, discutem a centralidade da CP na contemporaneidade, apresentando ainda as tendências e desafios dessa área. Fica o convite para que os leitores (as) participem dessa reflexão no sentido de aperfeiçoar os mecanismos de transparência, informação e diálogo, verdadeiros desafios da CP contemporânea.

Os veículos de comunicação pública (TVs universitárias, canais legislativos e do judiciário), as instituições públicas, dentre outras organizações retratadas nesta obra, são responsáveis por salvaguardar a CP no Brasil.

As redes sociais, ao mesmo tempo em que ampliam as possibilidades de diálogo, são campo fértil para a disseminação de desinformação. Sem dúvida as redes sociais constituem um desafio aos profissionais da CP. A concepção, a gestão e a implantação de canais de comunicação pública nas redes sociais revelam experiências únicas, compartilhadas na obra.

VOLUMES – O primeiro volume intitulado “Comunicação pública e cidadania – conceitos, desafios e enfrentamentos” está dividido em duas partes, a parte 1 – Contornos conceituais e normativos em comunicação pública e cidadania e a parte 2 – Comunicação pública e cidadania no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

O segundo volume da coletânea intitula-se “Comunicação pública e cidadania – experiências e práticas inovadoras”. Esse volume divide-se em três partes, a parte 1 – Práticas e representações comunicacionais na EBC e na televisão pública, a parte 2 – Comunicação e informação em instituições públicas: reflexões e experiências singulares e a parte 3 – Redes sociais digitais, comunicação pública e cidadania.

A obra no formato e-book está organizada em dois volumes com mais de 700 páginas de contribuições de autores que refletem e praticam a CP:

– Comunicação pública e cidadania: conceitos, desafios e enfrentamentos [Ebook] / organizadores, Magno Medeiros, Tiago Mainieri. – Dados eletrônicos (1 arquivo: PDF). – Goiânia: Cegraf UFG, 2022.

– Comunicação pública e cidadania: experiências e práticas inovadoras [Ebook] / organizadores, Magno Medeiros, Tiago Mainieri. – Dados eletrônicos (1 arquivo: PDF). – Goiânia: Cegraf UFG, 2022.

Pelo link é possível baixar as obras gratuitamente.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Tiago Mainieri

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, em pesquisa ainda desenvolvida na Universitat Autónoma de Barcelona e na University of Florida, é Pós-Doutor em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e pela ECO/UFRJ. Pesquisador do PPGCOM da Universidade Federal de Goiás, na linha de Mídia e Cidadania, é autor da obra “Um peso, duas medidas – desvelando a comunicação pública na sociedade midiatizada”, publicado em 2016.

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