02 de fevereiro de 2023
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Comunicação e motivação: duas questões fundamentais para as iniciativas sustentáveis

 

Os temas ligados à sustentabilidade nas empresas evoluíram muito desde a criação do Pacto Global das Nações Unidas no começo dos anos 2000. De lá para cá, milhares de empresas ao redor do mundo aderiram a essa iniciativa. Mais recentemente, em 2015, a ONU propôs aos países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030, que traz 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou ODS.

Antes de avançarmos, deixo aqui duas perguntas: sua empresa é signatária do Pacto Global? Se sim, você sabe o que é o Pacto Global da ONU e quais as ações que a sua companhia têm tomado nesse sentido? Se você sabe exatamente do que estamos falando, você faz parte de um grupo seleto, pois a minoria das pessoas conhece.

Estamos diante de duas questões fundamentais: a comunicação e a motivação. O conhecimento que gera o engajamento dos stakeholders da sua organização sobre as atividades relacionadas à sustentabilidade e aos ODS é peça chave para mover o ponteiro. É a diferença entre estar no papel e colocar em prática. É o envolvimento que traz resultados reais.

Nesse sentido, os profissionais de comunicação e de sustentabilidade têm um papel essencial e muito desafiador. Não é que eles estejam fazendo pouco, pelo contrário, eles têm feito muito. Dê uma busca no seu e-mail, na sua intranet, no seu WhatsApp ou mesmo no site da sua empresa. Muito provavelmente você encontrará comunicações sobre sustentabilidade, convites para palestras sobre o tema, entre outras iniciativas. Talvez você não tenha lido ou apenas passou o olho na data em que foi publicada.

A questão é que os profissionais das organizações estão totalmente focados em suas atividades e a sustentabilidade, em muitos casos, tem passado à margem. Muito se tem falado em como engajar essas pessoas por meio da comunicação e, cada dia mais, acredito que o exercício a ser feito está relacionado à motivação, fazendo as pessoas se enxergarem nessas ações.

Qual a motivação de cada ser humano para se dedicar a alguma coisa? Segundo Abraham Maslow, em sua teoria da pirâmide, o ser humano busca atender suas necessidades começando do mais básico ao menos básico. E onde está a sustentabilidade nisso? As pessoas não estão atribuindo a si os problemas que estão dados e não estão reagindo aos chamados para participar das soluções.

A ideia aqui não é trazer uma receita, mas uma reflexão. Cada grupo de indivíduos e empresas tem se dedicado à sua maneira, mas é inegável que a comunicação para motivação é um caminho a ser trilhado. Talvez a sensibilização aos problemas e a sustentabilidade no centro dos negócios possam ajudar na motivação.

Independente da forma, a comunicação boa é aquela que funciona. Então, pensar sempre em ações com foco na motivação e colocar ao máximo a sustentabilidade como um pilar de sua empresa é um caminho interessante.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Fabio Davidsohn Abud

Profissional formado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, com pós-graduação em Administração de Empresas pela FAAP e MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Tem mais de 16 anos de experiência em Comunicação Corporativa, tendo atuado para empresas nos setores farmacêutico, financeiro e aéreo. Atualmente, lidera a Comunicação do AgroGalaxy, um dos maiores varejistas de insumos agrícolas do Brasil.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *