PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
02 de fevereiro de 2023
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Comunicação e motivação: duas questões fundamentais para as iniciativas sustentáveis

 

Fabio Davidsohn Abud
 
  • COMPARTILHAR:

Os temas ligados à sustentabilidade nas empresas evoluíram muito desde a criação do Pacto Global das Nações Unidas no começo dos anos 2000. De lá para cá, milhares de empresas ao redor do mundo aderiram a essa iniciativa. Mais recentemente, em 2015, a ONU propôs aos países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030, que traz 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou ODS.

Antes de avançarmos, deixo aqui duas perguntas: sua empresa é signatária do Pacto Global? Se sim, você sabe o que é o Pacto Global da ONU e quais as ações que a sua companhia têm tomado nesse sentido? Se você sabe exatamente do que estamos falando, você faz parte de um grupo seleto, pois a minoria das pessoas conhece.

Estamos diante de duas questões fundamentais: a comunicação e a motivação. O conhecimento que gera o engajamento dos stakeholders da sua organização sobre as atividades relacionadas à sustentabilidade e aos ODS é peça chave para mover o ponteiro. É a diferença entre estar no papel e colocar em prática. É o envolvimento que traz resultados reais.

Nesse sentido, os profissionais de comunicação e de sustentabilidade têm um papel essencial e muito desafiador. Não é que eles estejam fazendo pouco, pelo contrário, eles têm feito muito. Dê uma busca no seu e-mail, na sua intranet, no seu WhatsApp ou mesmo no site da sua empresa. Muito provavelmente você encontrará comunicações sobre sustentabilidade, convites para palestras sobre o tema, entre outras iniciativas. Talvez você não tenha lido ou apenas passou o olho na data em que foi publicada.

A questão é que os profissionais das organizações estão totalmente focados em suas atividades e a sustentabilidade, em muitos casos, tem passado à margem. Muito se tem falado em como engajar essas pessoas por meio da comunicação e, cada dia mais, acredito que o exercício a ser feito está relacionado à motivação, fazendo as pessoas se enxergarem nessas ações.

Qual a motivação de cada ser humano para se dedicar a alguma coisa? Segundo Abraham Maslow, em sua teoria da pirâmide, o ser humano busca atender suas necessidades começando do mais básico ao menos básico. E onde está a sustentabilidade nisso? As pessoas não estão atribuindo a si os problemas que estão dados e não estão reagindo aos chamados para participar das soluções.

A ideia aqui não é trazer uma receita, mas uma reflexão. Cada grupo de indivíduos e empresas tem se dedicado à sua maneira, mas é inegável que a comunicação para motivação é um caminho a ser trilhado. Talvez a sensibilização aos problemas e a sustentabilidade no centro dos negócios possam ajudar na motivação.

Independente da forma, a comunicação boa é aquela que funciona. Então, pensar sempre em ações com foco na motivação e colocar ao máximo a sustentabilidade como um pilar de sua empresa é um caminho interessante.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Fabio Davidsohn Abud

Profissional formado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, com pós-graduação em Administração de Empresas pela FAAP e MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Tem mais de 16 anos de experiência em Comunicação Corporativa, tendo atuado para empresas nos setores farmacêutico, financeiro e aéreo. Atualmente, lidera a Comunicação do AgroGalaxy, um dos maiores varejistas de insumos agrícolas do Brasil.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.