Comunicação e motivação: duas questões fundamentais para as iniciativas sustentáveis

Os temas ligados à sustentabilidade nas empresas evoluíram muito desde a criação do Pacto Global das Nações Unidas no começo dos anos 2000. De lá para cá, milhares de empresas ao redor do mundo aderiram a essa iniciativa. Mais recentemente, em 2015, a ONU propôs aos países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030, que traz 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou ODS.
Antes de avançarmos, deixo aqui duas perguntas: sua empresa é signatária do Pacto Global? Se sim, você sabe o que é o Pacto Global da ONU e quais as ações que a sua companhia têm tomado nesse sentido? Se você sabe exatamente do que estamos falando, você faz parte de um grupo seleto, pois a minoria das pessoas conhece.
Estamos diante de duas questões fundamentais: a comunicação e a motivação. O conhecimento que gera o engajamento dos stakeholders da sua organização sobre as atividades relacionadas à sustentabilidade e aos ODS é peça chave para mover o ponteiro. É a diferença entre estar no papel e colocar em prática. É o envolvimento que traz resultados reais.
Nesse sentido, os profissionais de comunicação e de sustentabilidade têm um papel essencial e muito desafiador. Não é que eles estejam fazendo pouco, pelo contrário, eles têm feito muito. Dê uma busca no seu e-mail, na sua intranet, no seu WhatsApp ou mesmo no site da sua empresa. Muito provavelmente você encontrará comunicações sobre sustentabilidade, convites para palestras sobre o tema, entre outras iniciativas. Talvez você não tenha lido ou apenas passou o olho na data em que foi publicada.
A questão é que os profissionais das organizações estão totalmente focados em suas atividades e a sustentabilidade, em muitos casos, tem passado à margem. Muito se tem falado em como engajar essas pessoas por meio da comunicação e, cada dia mais, acredito que o exercício a ser feito está relacionado à motivação, fazendo as pessoas se enxergarem nessas ações.
Qual a motivação de cada ser humano para se dedicar a alguma coisa? Segundo Abraham Maslow, em sua teoria da pirâmide, o ser humano busca atender suas necessidades começando do mais básico ao menos básico. E onde está a sustentabilidade nisso? As pessoas não estão atribuindo a si os problemas que estão dados e não estão reagindo aos chamados para participar das soluções.
A ideia aqui não é trazer uma receita, mas uma reflexão. Cada grupo de indivíduos e empresas tem se dedicado à sua maneira, mas é inegável que a comunicação para motivação é um caminho a ser trilhado. Talvez a sensibilização aos problemas e a sustentabilidade no centro dos negócios possam ajudar na motivação.
Independente da forma, a comunicação boa é aquela que funciona. Então, pensar sempre em ações com foco na motivação e colocar ao máximo a sustentabilidade como um pilar de sua empresa é um caminho interessante.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































