31 de março de 2023
BLOG Sinapse

Citi GPS analisa relação entre filantropia e economia global num mundo em transição

 

“Filantropia e economia global: oportunidades em um mundo de transição” é o título de profundo trabalho de pesquisa realizado pelo Citi em sua unidade Citi GPS, legando ao mercado reflexões fundamentais no tema. Eles partem do princípio de que a filantropia – e dentro dela o amplo impacto de fundações, instituições de caridade e o setor voluntário – é contribuinte importante, mas não amplamente compreendido, para a economia global. Entenderam, então, que a recuperação da pandemia de COVID-19 cria um momento oportuno para avaliar as principais tendências da filantropia e perguntar como o papel da filantropia pode contribuir melhor para um mundo saudável e inclusivo, bem como para apoiar a entrega dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A filantropia existiu durante a maior parte da história humana, com a própria palavra derivada do grego antigo com o significado de “amor pela humanidade”. A noção de filantropia pode suscitar controvérsia para aqueles que pensam que é papel do Estado investir e prover para seus cidadãos, ou para outros que acreditam que filantropos individuais podem exercer muito poder e influência através das causas que apoiam. No entanto, é importante compreender que o financiamento público e privado desempenha papéis diferentes e complementares. Se os dois forem aproveitados com sucesso, resultados progressivos serão alcançados.

Em definições restritas, o estoque de filantropia equivale a pouco menos de 3% do PIB global. No entanto, como demonstrado no relatório, em algumas economias avançadas o valor totalmente ajustado é de 10% ou até mais. A escala dessa contribuição precisa ser mais amplamente reconhecida, especialmente no mundo da formulação de políticas. Muitos dos maiores desafios do mundo podem ser melhor superados por uma parceria mais ampla entre os setores público, privado e de caridade.

A filantropia está passando por várias transições, das quais a resposta à pandemia é apenas uma: a filantropia desempenhando um papel muito maior na transição verde e na mudança para o zero carbono. Haverá também mudanças materiais na oferta global de capital filantrópico impulsionado pela crescente riqueza nas economias emergentes. Além disso, há algumas outras transições notáveis, entre as quais as mais significativas são as aspirações em mudança dos doadores mais jovens; o crescente papel das mulheres filantropas; e o impacto que a tecnologia terá na gestão e direcionamento da filantropia. Foram analisadas cada uma dessas transições e várias outras no documento.

Amplas Dimensões da Filantropia – Existem três dimensões para entender o valor da filantropia e elas agregam valor cumulativamente:

– O valor direto da filantropia: esta categoria inclui doações reais feitas por indivíduos, fundações e empresas. Para as grandes economias, ou seja, aquelas que representam cerca de 75% do PIB global, é possível ter uma perspectiva razoável do valor total e esse número na análise comparativa foi o foco. Atualmente, calculamos esse número em cerca de US$ 550 bilhões, combinando dados do setor para doações individuais, doações para fundações e doações corporativas. Além de não ser verdadeiramente global, no entanto, esse número não captura outros elementos diretos da filantropia. Em primeiro lugar, não abrange a maioria das doações diretas não declaradas entre indivíduos ou entidades não declarantes. Em segundo lugar, a análise poderia ser expandida para incluir itens como folhas de pagamento de caridade ou os serviços adquiridos e consumidos por instituições de caridade e fundações. Terceiro, a análise poderia ser ainda mais expandida (pelo menos em teoria) avaliando doações não monetárias, que podem ser tão variadas quanto contribuições para bancos de alimentos ou doações de suprimentos médicos por empresas farmacêuticas.

– O valor do voluntariado: o tempo dado gratuitamente ou a um custo muito baixo para causas filantrópicas tem um enorme valor econômico – significativamente maior do que a definição restrita de doações diretas. Além disso, como acontece com o trabalho não remunerado em geral, ele não é capturado no produto interno bruto (PIB) e nas contas nacionais. Avaliar o tempo doado é muito mais complexo do que avaliar o dinheiro doado. Um critério é usar o custo de mercado para substituir o trabalho voluntário. Outra é usar o custo de oportunidade do voluntário. Os dois podem não ser os mesmos: um voluntário pode ter recebido um salário mais alto do que o custo de substituir sua mão de obra. Uma terceira opção, mais conceitual, valoriza o custo monetário de produzir o mesmo aumento de bem-estar que surge do voluntariado.

– O multiplicador econômico e social da filantropia: existem outras dimensões, e muito substanciais, do valor econômico a jusante da atividade filantrópica: provisões para usuários de serviços, o impacto da prestação de serviços em voluntários e benefícios de serviços para a sociedade em geral. Estes criam um efeito multiplicador. Os multiplicadores de diferentes empresas sem fins lucrativos variam muito. Em teoria, qualquer multiplicador acima de 1,0x é positivo, mas algumas instituições de caridade entregam quase 20x o valor econômico das doações. No Reino Unido, o multiplicador médio para instituições beneficentes é estimado em cerca de 5x.2 Vale a pena notar que alguns desses benefícios econômicos são realizados apenas em um futuro remoto. Apreciar plenamente o multiplicador de uma doação exige que o capital filantrópico seja paciente e o desejo de medir o impacto imediato deve, até certo ponto, ser resistido.

Principais Perspectivas da Filantropia – o relatório fornece aos leitores um resumo de grande parte da literatura criada por especialistas, bem como alguns comentários diretos sobre questões chave. As principais descobertas foram:

1. A filantropia pode efetivamente fazer parceria com os setores público e com fins lucrativos – embora a noção de filantropia possa gerar controvérsia, o financiamento público e privado desempenha papéis diferentes e complementares. Uma parceria bem calibrada entre o setor público, o setor com fins lucrativos e o setor sem fins lucrativos pode ser aproveitada com sucesso para alcançar resultados progressivos. Isso será particularmente importante à medida que o mundo tenta realizar o potencial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

2. A filantropia cria uma contribuição surpreendentemente ampla, mas mal calibrada para a economia global – a filantropia desempenha um papel agregado muito maior na economia global do que muitas vezes se percebe, em grande parte devido à fraqueza das medidas econômicas convencionais para capturar itens como o valor do tempo voluntário. Calculamos o valor geral da filantropia como mais de 10% do PIB por ano em algumas economias e ainda mais alto nos EUA. O mundo precisa de melhores medidas do impacto econômico e social da filantropia. Algumas organizações sem fins lucrativos, como a Pro Bono Economics em no Reino Unido, estão dedicando um tempo significativo de pesquisa a essa questão.

3. Os EUA dominam a filantropia global – cerca de 40% do valor global da filantropia (doações + valor do tempo doado) acumula nos EUA e, dentro disso, cerca de metade de todas as doações monetárias (indivíduos + fundações + corporações) vêm dos EUA. Além disso, 60% de todas as doações de indivíduos vêm dos EUA. Uma grande parte disso se relaciona com a natureza da sociedade dos EUA. Há uma correlação inversa significativa entre o tamanho dos gastos do Estado e o tamanho do setor filantrópico.

4. O estoque de filantropia na economia global estagnou em relação ao PIB ao longo de várias décadas – em relação ao PIB, houve pouca mudança no estoque de filantropia nas últimas duas décadas e há um debate sobre se isso representa estabilidade ou estagnação. A pandemia de COVID-19 criou um ímpeto de curto prazo em muitas áreas, mas, em geral, houve um declínio na filantropia nas economias avançadas compensado por um aumento nas economias emergentes. Os níveis de confiança do público em instituições de caridade parecem ter caído no Ocidente.

5. Uma base mais estreita de doadores e voluntários surgiu nas últimas duas décadas – tanto a taxa de doação quanto a taxa de voluntariado estão em declínio em muitas economias, especialmente entre os jovens. Isso cria vários desafios. Uma base de doadores menor coloca o financiamento de instituições de caridade em maior risco. Além disso, concentrar a filantropia em menos mãos potencialmente enfraquece o vínculo entre filantropia e democracia.

6. Doadores e fundações com alto patrimônio líquido apoiam amplamente as mesmas causas que os indivíduos como um todo – embora haja críticas comuns na mídia de que alguns doadores com patrimônio líquido ultra alto apoiam causas elitistas e têm muita influência, descobrimos que que, em geral, doadores e fundações com alto patrimônio líquido apoiam amplamente as mesmas causas que os indivíduos como um todo. Existem duas diferenças principais: (a) mais doadores de alto patrimônio apoiam causas ambientais e conservacionistas, uma tendência que provavelmente crescerá; e (b) as fundações não tendem a apoiar causas religiosas, que é um destino de doação popular entre doadores individuais.

7. Há uma falta de dados subsetoriais sutis – ao medir a filantropia, mais dados devem ser coletados no nível subsetorial, abaixo, por exemplo, de rubricas setoriais como educação e saúde, que atualmente são muito amplas para análise aprofundada.

8. Há um desequilíbrio de oferta/demanda na filantropia global – embora a demanda por filantropia possa ser vista em certo sentido como infinita, há um desequilíbrio de oferta/demanda entre o estoque de capital filantrópico e as causas com maior necessidade de suporte ou os maiores benefícios multiplicadores se forem abordados. Em alguns casos, o capital filantrópico flui para causas saturadas, que têm pouca necessidade imediata de fluxo de caixa extra. O aumento da conscientização sobre o equilíbrio entre oferta e demanda permitiria que doadores de todos os tipos (indivíduos, empresas e fundações) fossem mais direcionados em suas doações e considerassem sua contribuição para o cenário filantrópico geral.

9. Diferenças de gênero na filantropia – observa-se algumas diferenças marcantes de gênero na filantropia global. As mulheres são mais propensas a doar do que os homens e são mais propensas a doar quantias maiores. Com base nas tendências atuais, as mulheres têm o potencial de mudar significativamente o cenário filantrópico ao longo do tempo. Vários estudos sugerem que as mulheres são mais propensas a doar para causas que apoiam outras mulheres e promovem a igualdade de gênero; eles são mais propensos a distribuir suas doações entre um número maior de instituições de caridade e setores; e parecem estar mais preparados para fazer doações filantrópicas sem restrições. Mulheres proeminentes na filantropia também estão impulsionando a colaboração entre doadores por meio de círculos e redes de financiamento.

10. Muitas organizações sem fins lucrativos estão criticamente atrasadas na corrida tecnológica – comentários detalhados foram inclusos no relatório sobre como a tecnologia pode revolucionar o setor filantrópico. No curto prazo, instituições de caridade e muitas fundações menores geralmente estão bem atrás do setor corporativo na utilização de tecnologia para melhorar o impacto e a escala. Isso é exacerbado no setor de caridade pela extrema fragmentação do setor entre grandes instituições de caridade globais e uma cauda muito longa de pequenas empresas. Somente no Reino Unido, existem cerca de 170.000 instituições de caridade registradas, enquanto nos EUA existem mais de 1,5 milhão de organizações sem fins lucrativos reconhecidas pelo Internal Revenue Services.

Impactos nos Voluntários – o voluntariado desenvolve habilidades, abrindo caminho para a reentrada no mercado de trabalho remunerado ou progressão acelerada na carreira. O voluntariado melhora a autoconfiança e a autoestima, melhorando ainda mais os resultados do mercado de trabalho para os indivíduos. O voluntariado oferece uma oportunidade para aumentar as redes comunitárias e desenvolver a solidariedade social.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rodrigo Cogo

Rodrigo Cogo é o curador do Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede e responsável pela distribuição digital dos canais integrantes da plataforma. Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Mestre em Ciências da Comunicação, com estudos voltados para a Memória Empresarial e Storytelling, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (SP). Atuou na Aberje por 14 anos, passando pelas áreas de Conteúdo, Marketing e Desenvolvimento Associativo e tendo sido professor em cursos livres e in company e no MBA da entidade por 10 anos. É autor do livro "Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação".

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *