Breve histórico da diversidade nas organizações. Parte I


É comum que se associe as políticas de diversidade no trabalho a iniciativas voluntárias de organizações preocupadas com o bem estar da sociedade. Se por um lado, isso não é uma mentira absoluta, por outro ignora alguns processos históricos que têm profunda relação com as discussões de que participamos hoje.
Falar em diversidade nas empresas envolve voltar no tempo algumas décadas e retomar pelo menos aos anos 1960. Naquele período, representantes de grupos historicamente excluídos tomaram as ruas de cidades dos Estados Unidos para criticar o racismo, o machismo, a homofobia, entre outras opressões.
Foi quando Martin Luther King liderou milhares de negros na Marcha sobre Washinghton, as feministas denunciaram com mais intensidade a desigualdade de gênero e o movimento LGBT tomou corpo em Nova York.
Pressionado, o governo norte-americano precisou se adaptar a um cenário mais politizado e menos tolerante com os preconceitos. A resposta veio na forma das ações afirmativas, que instituíram cotas em algumas empresas e universidades.
A partir daquele momento, os ambientes de trabalho nos Estados Unidos deixaram pouco a pouco de ser exclusivamente brancos e masculinos. A mudança, é claro, não foi radical nem aconteceu de uma hora para o outra.
É um processo que segue até hoje, com avanços e, às vezes, alguns retrocessos, como é típico da dinâmica social. No Brasil, a ditadura dificultava a organização de grupos e a reivindicação de direitos, o que atrasou um pouco este debate por aqui.
Mas o cenário começou a mudar na década de 1970, como veremos no próximo post desta série.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































