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20 de julho de 2016

Breve história da diversidade nas organizações – parte II

Ricardo Sales
 
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somos

No post anterior, vimos que as políticas de diversidade nas organizações tiveram origem nas reivindicações de movimentos sociais que ocuparam as ruas,  sobretudo, dos Estados Unidos e Europa, nos anos 1960.

Elas foram uma resposta às ações afirmativas que determinavam cotas para negros e mulheres em algumas empresas – aquelas que faziam negócios com o governo norte-americano, por exemplo.

No Brasil, o contexto político dificultava a organização em torno de questões sociais, mas o cenário começou a mudar na segunda metade dos anos 1970, com o enfraquecimento da Ditadura Militar.

Foi naquele período, por exemplo, que o movimento LGBT começou a se organizar no País. Dois fatos foram especialmente relevantes para a articulação política do grupo: a criação do jornal Lampião da Esquina, editado pelo escritor Aguinaldo Silva, e as manifestações do Grupo Somos, que reuniam algumas dezenas de pessoas na USP. Numa época em que o armário era o lugar mais seguro para manter a própria sexualidade, falar sobre o tema abertamente era para poucos.

O Lampião, porém, denunciava a homofobia e usava uma linguagem leve para falar de assuntos sérios.  O Somos também era combativo e criticava, inclusive, o preconceito aos homossexuais no ambiente de trabalho.

Na mesma época, nos EUA, as políticas de diversidade ganhavam mais espaço. Grandes organizações passaram a instituir práticas inclusivas de contratação, e  mecanismos de punição para quem não respeitava as diferenças no mundo corporativo. Além disso, as mudanças nos modelos de produção nos anos 1970, principalmente a transição para uma economia de serviços, aumentaram a presença das mulheres nas empresas.

As organizações brasileiras, porém, ainda eram muito voltadas para seu próprio território, e as práticas de administração estrangeiras demoravam a chegar por aqui.  A redemocratização, nos anos 1980, apontou uma mudança de cenário, como veremos nos próximos dias, na terceira parte desta série.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Ricardo Sales

Ricardo Sales é consultor de diversidade, pesquisador e conselheiro consultivo. É formado pela USP, onde também realizou mestrado sobre diversidade mas organizações. Atua para algumas das maiores empresas do país. É conselheiro do Comitê de Diversidade do Itaú. Foi eleito pela Out&Equal um dos brasileiros mais influentes no assunto diversidade nas organizações e ganhou o Prêmio Aberje de Comunicação, em 2019. Foi bolsista do Departamento de Estado do Governo dos EUA e da Human Rights Campaign, sendo reconhecido como uma liderança mundial no tema diversidade. É também palestrante, professor da Fundação Dom Cabral e da Escola Aberje de Comunicação, colunista da revista Você SA e do Estadão, além de membro-fundador do grupo de estudos em diversidade e interculturalidade da ECA/USP.

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