05 de dezembro de 2023
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Agricultura sustentável e Regenerativa: o futuro do Brasil

 

A alimentação é um dos pilares do mundo, portanto, pensar na agricultura sustentável como essencial é traçar comparativos com um futuro sem fome.
Por mais que a vitalidade do agronegócio seja indiscutível, a agricultura brasileira ainda é a maior consumidora de agrotóxicos, que vão na contramão de propostas que visam garantir um futuro mais adequado e consciente.
Segundo o Ibama, em 2022 houve um aumento de 28% no consumo, totalizando 725,6 mil toneladas de químicos.

Não somente riscos ao meio ambiente entram na balança, há grandes impactos na saúde humana, incluindo riscos de câncer e problemas reprodutivos, além dos já conhecidos como a alta contaminação de alimentos, da água e do solo.

Não há como cessar a fome sem uma alta produtividade na agricultura, e enfrentar os desafios da resistência de pragas e doenças. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a produção agrícola pode perder até 40% de sua produção por pragas e doenças descontroladas ou resistentes, o que equivalem a cerca de 4,2 milhões de toneladas de açúcar, com uma estimativa de prejuízo de US$12,6 bilhões.

Fome Zero e Agricultura Sustentável

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 2 da ONU, Fome zero e agricultura sustentável, tem como objetivo acabar com a fome e a desnutrição até 2030, garantindo o acesso de todas as pessoas a alimentos seguros, nutritivos e suficiente, sendo essencial para o cenário atual brasileiro.

Quando falamos em erradicar a fome, falamos de uma agricultura altamente produtiva e sem químicos para guiar a sustentabilidade com a alta eficiência das lavouras.
O Brasil é sinônimo de terras altamente agriculturáveis, onde uma população jovem e trabalhadora pode atingir esses objetivos com inovações e tecnologias certas, como as dos bioinsumos, que fortalecem a agricultura, levando educação ambiental e incentivo a práticas sustentáveis.

Bioinsumos: Inovação e sustentabilidade

Como uma das melhores alterativas ao uso excessivo de químicos, os bioinsumos vêm ganhando destaque no cenário nacional e internacional. Com apoio do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), investindo em programas de pesquisa e o avanço das tecnologias da SoluBio para produção OnFarm, estes insumos a base de organismos vivos, como bactérias e fungos, melhoram a produção de alimentos, promovendo sustentabilidade, segurança e eficácia.

Contribuições dos Bioinsumos para o Agronegócio Brasileiro

Como uma importante estratégia na promoção da sustentabilidade e no ODS 2 da ONU, os impactos dos bioinsumos incluem:

Manejo de Pragas e Doenças;

Redução mais eficiente comparada aos químicos, já que evita a resistência de pragas e doenças, evitando a reaplicação ou aumento da aplicação, que acabam contaminando alimentos, água e solo;

Mais Nutrientes
Bioinsumos elevam o fornecimento de nutrientes para as plantas, além da fertilidade e resiliência do solo, melhorando sua capacidade de armazenar água

Aumento da eficiência das culturas
Insumos biológicos melhoram a resistência a pragas e doenças, gerando uma cultura mais produtiva e eficiente. Aliados a produção OnFarm, traz ainda mais segurança para os colaboradores da fazenda.

Como a SoluBio contribui para a sustentabilidade do mundo

Promovendo a regeneração dos agroecossistemas, a SoluBio trabalha diariamente na inovabilidade dos recursos biológicos, levando experiências completas para os produtores, a partir de Soluções Baseadas na Natureza.
Comprometida a reduzir resíduos químicos e tóxicos no solo, na água e nos alimentos, com o Manejo Biológico OnFarm®.

Em 2022, mais de 1,68 milhões de hectares de produção de grãos e 13 mil hectares de hortifruti foram beneficiados por bioinsumos. A soja liderou em hectares atendidos, com um crescimento de 38% em relação a 2021. O compromisso da SoluBio é levar soluções biológicas para 6 milhões de hectares no Brasil e reduzir o uso de defensivos agrícolas em até 30% entre os clientes até 2030.

RegeneraBio: Agricultura em Harmonia com a Natureza

Muitas práticas de agricultura regenerativa vêm transformando o cenário agrícola, redefinindo manejos e transformando o mindset do agricultor, reavaliando o uso intensivo dos recursos naturais. Os bioinsumos entram na complementação destas práticas e, hoje, atuam como protagonistas da nova revolução agrícola.

A RegeneraBio, criada em 2022 pela SoluBio, busca estabelecer uma agricultura em harmonia com a natureza, incentivando a transição para sistemas produtivos regenerativos. A plataforma visa reduzir e racionalizar o uso de insumos químicos, promover o manejo da biodiversidade e mensurar o impacto positivo do uso de microrganismos no modelo OnFarm da SoluBio Experience. Ela representa um passo importante em direção a uma gestão multistakeholders e à agricultura regenerativa.

Um olhar de esperança para o futuro

Não apenas o futuro do Brasil, mas o futuro do mundo pode ser contemplado com a utilização dos bioinsumos, que desempenham um papel fundamental para a erradicação da fome e da sustentabilidade no planeta, com soluções eficazes para produção de alimentos.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Mariana Compiani Prado

Redatora Sênior na SoluBio Tecnologias Agrícolas, formada em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas, pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia pela Anhembi Morumbi, com mais de 10 anos de dedicação na criação de textos e vídeos publicitários.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *