- BLOGS
- Agenda 2030: Comunicação e Engajamento
Agenda 2030: Comunicação e Engajamento
A Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE) é formada por comunicadores e profissionais de sustentabilidade que atuam nas organizações participantes do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. Os principais objetivos são o engajamento e sensibilização dos setores de comunicação das organizações, a disseminação dos Dez Princípios e dos ODS para os integrantes da Rede e para os seus stakeholders e a criação de conteúdos compartilhados, bem como a definição coletiva de estratégias de comunicação para apoio das diretrizes de atuação da Rede Brasil. Natália de Campos Tamura é representante da Aberje na plataforma e editora do blog Agenda 2030: Comunicação e Engajamento. A manutenção desta frente de representação institucional da Aberje tem o apoio da SAP.
A linguagem das cores como ferramenta de impacto social e ambiental
As cores estão presentes como forma de comunicação no nosso dia a dia. Nas bandeiras hasteadas em praias onde as cores identificam o risco de afogamento, nas linhas do metrô, nos mapas de risco de seca, de contaminação, nos sinais de trânsito, nos conceitos e práticas comunicativas de organizações como mapas de risco ocupacionais, sinalização....
Patrícia Cardoso Saldanha
19/05/2022
Sustentabilidade é meta obrigatória, e responsabilidade de todos!
Trabalhar com metas e boas práticas de gestão, tanto em entidades públicas como privadas, é, certamente, reflexo de competitividade, eficiência e sobrevivência. Após 60 anos, período de um longo esforço organizado onde a humanidade, criou e fortaleceu, por meio de vários segmentos da sociedade, a utilização de sistemas integrados de gestão (SGI), (que pode contemplar os....
Aline Silva de Oliveira
28/04/2022
A Educação do Futuro: um olhar para sobre novas possibilidades
Os recomeços fazem parte da trajetória da humanidade, de como nos constituímos enquanto indivíduos, nossos sonhos e aspirações. Desde nosso nascimento, adolescência, vida adulta e posteridade, embarcamos na maior viagem terrestre, nossa vida. Feita de muitos desejos e realizações. Nem todos temos a oportunidade de acreditar ou de experimentar as próprias aspirações, por vezes somos....
Ana Madruga
01/04/2022
Neuromarketing na comunicação com stakeholders do agronegócio
A comunicação empresarial com stakeholders tem se tornado cada vez mais complexa e fundamental para a sobrevivência e perpetuidade das companhias. A globalização, a velocidade, a transparência da informação e o acesso a dados são alguns dos fatores que fizeram com que as organizações procurassem entender melhor quais são as necessidades, qualidades e objetivos das....
Fábio Rímoli
17/03/2022
O heroico em nós
“Organizações que curam enfatizam a importância da responsabilidade moral individual, criando sistemas e seguindo políticas que promovem e premiam a imaginação e a ação heroicas.” (Raj Sisodia e Michael Gelb, no livro “The Healing Organization”) Enquanto transcorre a última década para o alcance das metas da Agenda 2030, abraçadas por tantas de nossas organizações,....
Renata Petrocelli Bezerra Paes
24/02/2022
Consumo consciente: como utilizar corretamente os recursos naturais?
A preocupação em relação à preservação dos recursos naturais é cada vez mais presente na sociedade. Este movimento vem do fato de que uma má gestão de recursos naturais pode levar à sua escassez. As boas práticas que respondem a essa necessidade de conservação estão diretamente ligadas às metas do ODS 12 – Consumo e....
Júlia Figueiró Pinheiro
15/02/2022
Disseminação da Agenda 2030 através do envolvimento da cadeia de valor
Cada vez mais as empresas vêm reconhecendo seu papel no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com diversas organizações publicando seus compromissos e metas em relação aos ODS. Nesse contexto, as pequenas e médias empresas são um importante vetor para a disseminação da Agenda 2030, pois representam cerca de 30% do PIB e 50% dos....
Cecilia Mariano Michellis
28/01/2022
Engajar para transformar e promover a valorização do Saneamento Sustentável
O saneamento básico e sustentável é essencial para saúde, proteção ambiental e desenvolvimento econômico. A extrema importância do saneamento para o desenvolvimento socioeconômico mundial fundamenta o destaque do tema na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) que contempla um objetivo de desenvolvimento sustentável específico para o setor, com o propósito de assegurar que....
Alessandra Duarte
17/12/2021
Responsabilidade corporativa e serviços jurídicos: um novo padrão de contratação
Nos negócios em geral há um novo padrão de investimentos baseado em governança ambiental, social e corporativa. Ao mesmo tempo se difundem segmentos de listagens para companhias que adotam voluntariamente práticas de governança mais diferenciadas. Nos serviços jurídicos não é diferente. Pode-se falar, nesse caso, em um novo padrão de contratação. A prestação de serviços....
Wilson Sales Belchior
10/12/2021
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros























