PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
15 de fevereiro de 2022
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Consumo consciente: como utilizar corretamente os recursos naturais?

 

Júlia Figueiró Pinheiro
 
  • COMPARTILHAR:

A preocupação em relação à preservação dos recursos naturais é cada vez mais presente na sociedade. Este movimento vem do fato de que uma má gestão de recursos naturais pode levar à sua escassez. As boas práticas que respondem a essa necessidade de conservação estão diretamente ligadas às metas do ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, que visam promover o uso eficiente e a gestão sustentável de recursos naturais e energéticos.

O consumo consciente de recursos naturais deve ser aplicado tanto para aqueles que não se renovam, quanto para os renováveis. Além de preservarmos o meio ambiente, essas mudanças de hábitos refletem positivamente em outros aspectos, como economia de gastos e melhoria de qualidade de vida. A redução do desperdício e da poluição, bem como a diminuição de outros impactos negativos para o planeta, irão beneficiar as gerações atuais e futuras.

E como é possivel fomentar o consumo consciente no dia a dia?

Pequenas ações podem ser o melhor caminho para transformar nossos hábitos, como separar o lixo reciclável para facilitar a coleta seletiva, reaproveitar o lixo orgânico por meio da compostagem, reduzir a utilização de plástico, ser consciente no consumo de água e energia e sempre compartilhar boas práticas.

No âmbito empresarial, políticas, processos e procedimentos claros para tratar do tema são fundamentais para reduzir impactos de maneira consistente. A Construtora Barbosa Mello possui diversas iniciativas que fomentam o uso consciente de recursos naturais. Em suas obras, por exemplo, é realizada a gestão dos resíduos, seguindo diretrizes para minimizar a geração e assegurar sua rastreabilidade.

Algumas ações realizadas pela Construtora Barbosa Mello (CBM) nesse sentido são: (i) produção de compostagem a partir de resíduos orgânicos; (ii) logística reversa, quando aplicável, em cadeias produtivas aderentes (ex. toners, pilhas, pneus, baterias e agrotóxicos); (iii) coleta seletiva em todas as frentes de serviço, com destinação de resíduos recicláveis, sensibilização do time por meio de oficinas educativas, jogos e dinâmicas sobre a segregação correta dos resíduos; (iv) destinação adequada de óleo usado ou contaminado, itens contaminados com graxa e óleo, lâmpadas fluorescentes, sucatas metálicas, madeiras e pneus.

O consumo de água em suas obras também é acompanhado de perto, com foco na redução do volume utilizado e no reaproveitamento ao longo da cadeia produtiva. A maior aplicação desse recurso na construção pesada se dá para a limpeza e manutenção dos equipamentos e a umectação de vias por onde trafegam caminhões e máquinas, para combater a geração de poeira e reduzir o desconforto dos moradores das comunidades onde atua. Uma importante iniciativa nesse sentido é o reaproveitamento do líquido proveniente das  para umectação de vias e hidrossemeadura, e a recirculação do efluente do lavador de equipamentos das obras. Além disso, a CBM adota o sistema de reutilização de água proveniente de ar-condicionado nas obras.

Em suma, são diversas as iniciativas que podem ser tomadas na rotina das pessoas e das empresas para promover o consumo consciente e a preservação dos recursos naturais, não se limitando a essas mencionadas acima. Se cada um fizer a sua parte, aumentam as expectativas de um futuro melhor para o planeta e para as próximas gerações.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Júlia Figueiró Pinheiro

Advogada, especializada em LL.M em Direito Empresarial, atua na área de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Construtora Barbosa Mello.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje
  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade