PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
28 de abril de 2022
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Sustentabilidade é meta obrigatória, e responsabilidade de todos!

 

Aline Silva de Oliveira
Giovana Barbosa de Souza
 
  • COMPARTILHAR:

Trabalhar com metas e boas práticas de gestão, tanto em entidades públicas como privadas, é, certamente, reflexo de competitividade, eficiência e sobrevivência. Após 60 anos, período de um longo esforço organizado onde a humanidade,  criou e fortaleceu, por meio de vários segmentos da sociedade, a utilização de sistemas integrados de gestão (SGI), (que pode contemplar os processos do sistema de gestão da qualidade, sistema de gestão ambiental, sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional, por exemplo) e que nesta última década busca incluir ações voltadas à sustentabilidade, ações imediatas que tragam resultados contínuos e duradouros a longo prazo, para todos.

Em 2021, o relatório do IPCC deixou muitos alertas a serem considerados, um deles, partilhado pelo secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, cita que o relatório é “um código vermelho para a humanidade”. Nele, deixa vários alertas, mais um muito considerável: “o aquecimento global afetará todas as regiões da Terra, com muitas das mudanças se tornarão irreversíveis”, ou seja, as emissões de gases, a partir da queima de combustíveis fósseis, o desmatamento entre outros irão sufocar o planeta e a colocar bilhões de pessoas em risco.

Mas por onde começar? Como sensibilizar e conscientizar todas as pessoas? A resposta é simples: com criação de políticas públicas relacionadas à sustentabilidade, para todos os segmentos: governos, setor privado e sociedade civil.

A aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é o maior norteador que um gestor público pode ter, ali estão reunidos metas e indicadores que podem e devem ser traduzidos em ações de sustentabilidade em um governo, e com essa incorporação, boa parte destes compromissos de natureza de conscientização sobre sustentabilidade chega aos seus cidadãos.

Outra estratégia relevante para a soma de esforços no âmbito da implantação de ações alinhadas no âmbito da Sustentabilidade é a Comunicação – vinda dos diferentes segmentos por meio da mobilização social, a respeito dos temas socioambientais, um excelente exemplo neste campo de atuação que se encaixa muito com um dia muito pertinente: dia 22.04, o Dia da Terra.

O Dia da Terra nasceu com a missão de motivar pessoas, empresas e governos a se mobilizarem, por meio do despertar da consciência em relação ao impacto do consumo individual que somado ao coletivo tem um impacto importantíssimo. Contudo são vários os atores que tem ganhado destaque neste caminho. Os acordos internacionais, que impactam nas políticas nacionais e que por sua vez impactam diretamente nas políticas regionais, um bom exemplo é o Acordo Climático de Paris, firmado em 2015, que se mostra amplo e complexo, cujo principal objetivo do acordo é reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento médio de temperatura global a 2ºC, quando comparado a níveis pré-industriais. Fato que envolve desafios no fortalecimento de uma matriz energética que reverta a tendência dos últimos anos de aumento no uso de combustíveis fósseis nos transportes e na geração termelétrica, bem como na consolidação de medidas para eficiência energética.

Como os pontos centrais são complexos, e neste campo muitos estudos são divulgados com uma linguagem extremante tecnicista, não é um documento de fácil entendimento e com impacto direto em uma gama imensa de muitos interesses de várias naturezas.

Desta forma, torna-se um desafio coletiva a conscientização da população, que, por falta de esforços conjuntos, linguagem simples e educativa fica sem conhecimento adequado sobre os desafios que as mudanças climáticas implicam.

Neste cenário a PINN Consultoria, que fica localizada no interior do estado de São Paulo, busca agir localmente com o compromisso global, signatária do Pacto Global da ONU.

A PINN tem como compromisso ajudar empresas e governos locais a promover um avanço robusto no âmbito da implantação de ações em rede fortalecendo a sociedade e os cidadãos.

A PINN, busca, incansavelmente, sensibilizar os governos municipais e estaduais a aplicar a Agenda 2030 em seus planos de governo e com isso, obter melhor qualidade de vida das pessoas, com saúde, educação de qualidade, redução da pobreza, além de promover processos de sensibilização ao turismo na base comunitária, processos educativos e ações que resultam na implantação de coleta seletiva, organização e destinação adequada dos resíduos, diminuição da desigualdade e a importância de cuidar das nascentes e dos ribeirões, e assim, garantir água de qualidade.

Por fim, precisamos compreender que as ações de hoje podem comprometer as vidas futuras e que com ações simples podemos mudar o mundo, ou seja, aplicar sustentabilidade em qualquer atividade é meta obrigatória!

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Aline Silva de Oliveira

Graduada em Administração, com extensão em Gerenciamento de Projetos, Controladoria, Logística e Planejamento e Gestão Estratégica, todos concluídos na Fundação Getúlio Vargas, Governabilidade Internacional, Gerência Política e Gestão Pública, certificada pelo Programa CAF-FGV Latino Americana, certificada pela SDG Academy, extensivo em Cidades Sustentáveis - Agenda 2030, Presidente da Região Turística Angra Paulista, envolvendo 29 municípios do Estado de São Paulo, além de integrar a Virada das Nações Unidas, promovida pela FGV-CES em 2019, gestora da PINN Consultoria.

Giovana Barbosa de Souza

Mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo EUIC-Centro de Direitos Humanos da Universidade de Padova, na Itália. Especialista em Educação Infantil, Relações Públicas de graduação. Diretora de Educação e docente na UMAPAZ – Universidade Aberta de Cultura de Paz e Meio Ambiente, consultora de projetos voltados à Infância, Sustentabilidade e Direitos Humanos. Membro do Conselho da Aliança pela Infância no Brasil. Membro da ABRAPAS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, além de fundadora da APOEMA e parceira da PINN Consultoria.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade