PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
18 de janeiro de 2018
BLOG Reputação é tudo

A guerra de narrativas em 2018

Você se preparou para a guerra de narrativas que será o ano de 2018? Já tem o seu exército de defensores e propagadores da sua verdade? Quais são as suas armas? E a sua estratégia? A guerra será longa, bem mais longa do que o ano. Se você perder uma batalha, não desanime. O importante é não se perder na guerra de narrativas. Uma pessoa sozinha fica mais vulnerável.
Tatiana Maia Lins
 
  • COMPARTILHAR:

O ano mal começou e já prevejo que ele será um ano de guerras de narrativas.

No cenário internacional, temos as duas crianças que presidem os Estados Unidos e a Coreia do Norte disputando quem pode fazer o maior estrago nuclear e acabar com o mundo. Nas redes sociais, uma infinidade de pessoas tentando ser reconhecida como influenciadores em suas áreas de atuação sorri forçadamente para fotos e vídeos e dá dicas matadoras sobre a melhor dieta, a melhor técnica de coaching, os melhores resultados nas vendas, o melhor investimento para o seu perfil, a melhor hora para postar um conteúdo etc.

No campo político nacional, teremos que aguentar ainda por muitos meses os Bolsominions xingando os PTralhas e os PTralhas xingando os Bolsominions. Sem esquecer que temos também vários outros candidatos lutando pela atenção dos eleitores (eu, você, nós dois, todo mundo).

As empresas seguem tentando nos convencer de que seus produtos são os melhores, os mais baratos, os mais sustentáveis. E, às vezes, que eles são tudo isso junto. Os destinos turísticos mostram seus encantos. As escolas, as suas propostas pedagógicas. E as feministas afirmam que os machistas não passarão, enquanto os machistas se aproveitam da falta de unidade feminina para continuarem como sempre foram. Estes são só alguns dos exemplos.

A minha pergunta hoje é “quem é você na ‘fila do pão’ desta guerra de narrativas”?

(Por “fila do pão”, neste caso, entenda a busca pela atenção das pessoas)

Você se preparou para esta guerra? Já tem o seu exército de defensores e propagadores da sua verdade? Quais são as suas armas? E a sua estratégia?

A guerra será longa, bem mais longa do que o ano. Se você perder uma batalha, não desanime.

O importante é não se perder na guerra de narrativas. Uma pessoa sozinha fica mais vulnerável.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Tatiana Maia Lins

Fundadora da consultoria Makemake Reputação, é mentora de lideranças e professora na Escola Aberje, na ESPM, na UnB, na FAAP e na USP. É autora do livro Reputação e Valor Compartilhado - Conversas com CEOs das empresas líderes em ESG, Editora Aberje (2022) e foi retratada em março de 2023 como uma liderança ESG moldando o futuro dos negócios no Brasil pela Women to Watch Brasil.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.