Biografia de Roberto Marinho marca o lançamento do 22º Curso de Residência

O Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, associada da Aberje, chega a sua 22ª edição em 2019 e, para marcar o lançamento do programa, o jornalista capixaba Leonencio Nossa vai apresentar sua nova obra, a biografia “Roberto Marinho: o poder está no ar”, no próximo dia 31, no auditório da Rede, em Vitória.
O livro, de quase 600 páginas, conta a trajetória do patriarca do Grupo Globo desde seu nascimento até o lançamento do Jornal Nacional, em 1969, e detalha a participação de Roberto Marinho em momentos políticos do país, inclusive na ditadura militar.
Conforme antecipou ontem o colunista Leonel Ximenes, o repórter especial do Estadão contou que foram seis anos pesquisando a história do jornalista e empresário. “O homem que exerceu o poder por mais tempo na história do país enfrentou questões pessoais que explicam dramas vividos pela maioria da população”, pontuou Nossa.
INSCRIÇÕES – Para o lançamento do Curso de Residência, Nossa fará uma palestra sobre o papel do jornalismo investigativo e a relevância da credibilidade em tempos de fake news. Em seguida, os livros serão vendidos e haverá sessão de autógrafos.
A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas no site www.gazetaonline.com.br/residencia. As aulas do Curso de Residência vão começar no dia 9 de julho, sob a coordenação da jornalista Ana Laura Nahas, que já desempenhou a função entre 2008 e 2012.
Outra novidade é o tempo de duração, compactado para 45 dias, e o foco em produção digital – ou seja, os residentes vão produzir mais conteúdos voltados para o Gazeta Online e redes sociais do que nos anos anteriores. “Da mesma forma que o jornalismo tem passado por grandes transformações, o Curso de Residência precisa acompanhar os novos tempos. A facilidade de acesso à informação não gera necessariamente informação de qualidade. Por isso, a credibilidade do jornalismo é tão importante”, comentou Ana Laura.
Para a diretora de Transformação da Rede Gazeta, Leticia Lindenberg, as mudanças no curso vão ao encontro das novas demandas do mercado. “Nosso grande objetivo é que os residentes, ao se formarem, se sintam mais capacitados do que quando entraram. O mundo está passando por transformações e é natural que o jornalismo acompanhe esse movimento. Ao replanejar a Residência, queremos contribuir com a formação mais ampla dos novos profissionais”, frisou.
Criada em 1997, a Residência em Jornalismo já formou 380 profissionais que atuam hoje no mercado de comunicação no Brasil e no mundo. Este ano, o curso terá 12 alunos que participarão de palestras, aulas temáticas e oficinas. Até setembro, eles também vão vivenciar o dia a dia das redações de A GAZETA, TV Gazeta, Gazeta Online, CBN Vitória e G1 ES e Globo Esporte ES.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos


































