PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
30 de novembro de 2020

Avon lança compromisso antirracista com metas para contratação de mulheres negras em cargos de liderança

Assessoria de Imprensa Aberje

    Selecione um idioma

  • POR
  • ENG
  • ESP
Beautiful young smiling professional black african business woman holding laptop, coworkers hold a meeting in background
 
  • COMPARTILHAR:

Pacto foi criado para amplificar e dar continuidade às iniciativas que a empresa vem desenvolvendo, principalmente nos últimos cinco anos

A Avon, parte do grupo Natura &Co e uma das maiores empresas de venda direta do mundo, apresenta seu compromisso antirracista no Brasil, um plano de ação que prevê o aumento da representatividade e do empoderamento de pessoas negras, dentro e fora da companhia. As ações contemplam ampliar a empregabilidade de pessoas negras e a sua presença em cargos de liderança; acelerar a inovação nos produtos que incluam toda a diversidade da beleza brasileira; amplificar as vozes de mulheres negras por meio de suas campanhas; e buscar ativamente oportunidades para que a Avon se posicione afirmativamente antirracista em todas suas atividades.

Em 2015, a Avon Brasil iniciou seu programa de Diversidade & Inclusão, chamado de Rede Pela Diversidade, e desde então amplia suas ações neste sentido. Na trajetória da empresa para aumentar a empregabilidade, retenção e desenvolvimento de pessoas negras, em 2016, firmou o compromisso com o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, que estabeleceu metas de contratação de estagiários e gerentes de setor. Recentemente, em função dos protestos do movimento #VidasNegrasImportam, a companhia percebeu a necessidade de reconhecer que suas ações ainda não eram suficientes, decidiu se debruçar ainda mais sobre o tema e assumir publicamente seu compromisso.

O plano de ação foi construído junto com os colaboradores voluntários da Rede pela Diversidade e desenvolvido com apoio e participação da alta liderança e do time de Recursos Humanos da Avon Brasil. Também está alinhado com o Compromisso pela Vida 2030 do grupo Natura &Co – plano para enfrentar algumas das questões globais mais urgentes, que tem como um dos pilares a defesa dos direitos humanos e inclusão de grupos sub-representados nas sociedades.

Entre as diversas ações do compromisso antirracista, a Avon definiu como meta contratar 50% de pessoas negras. Para as áreas da empresa com a menor representatividade negra, foi instituída a obrigatoriedade de, no mínimo, uma pessoa negra como finalista em processos seletivos para líderes dessas áreas. Além disso, foi estabelecida a meta de ter 30% de mulheres negras nos cargos de liderança até 2030.

Esses protocolos já estão impactando positivamente a realidade da Avon no Brasil e, em 2020, 100% das novas vagas de estágio foram preenchidas por pessoas não brancas. Além das metas de contratação, a empresa traçou estratégias para a inclusão e retenção de talentos negros e, para isso, fará o letramento racial de toda a liderança em 2020 e demais colaboradores até o final de 2021.

“Queremos uma Avon tão diversa quanto o Brasil pois a sub-representação de mulheres e homens negros não só desperdiça talentos, mas renuncia perspectivas diferentes que contribuem para ampliar nossa capacidade de inovar, ampliar nossa competividade e conexão com nossas clientes”, afirma Daniel Silveira, Presidente da Avon Brasil. “Acreditamos ter um papel fundamental no processo de mudança da sociedade e esperamos inspirar outras empresas. O caminho ainda é longo para que possamos reparar as injustiças históricas, mas essa jornada será trilhada com consistência em cada passo”, completa o executivo.

Externamente, a Avon continuará priorizando o protagonismo das mulheres negras em suas revistas, redes sociais e campanhas publicitárias, reafirmando a importância da representatividade e da revisão ativa de qualquer estereótipo em sua comunicação. A empresa também se compromete a refletir essas ações em todos os pontos de contato da marca, o que inclui uma revisão de linguagem. A partir de 2020, por exemplo, a Avon substituirá o termo “Black Friday” por “Best Friday”.

Em novembro, a empresa fará o lançamento de produtos para mais tons de pele em seu portfólio como resposta para a necessidade de atender a diversidade da beleza brasileira. O processo é resultado de uma conduta humanizada e empática, que foi inspirada pelas mulheres negras do Brasil. O processo começou em 2013, com um estudo sobre a diversidade global de peles, que envolveu pesquisadores e consumidores para criar uma variedade de tonalidades.

Em 2019, a Avon identificou a necessidade de mais opções de cores voltados aos tons de peles negras brasileiras. Um novo portfólio de produtos foi desenvolvido em Suffern-NY por Candice Deleo-Novack, chefe de desenvolvimento de produtos para olhos, rosto e design técnico de produtos da Avon. Esse portfolio também contou com a colaboração de Daniela Da Mata, uma das maiores experts em pele negra no Brasil.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.