PATROCINADORES

Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Conecta CI
    • Labs de Comunicação
  • Trends
    • Trends RJ
    • Trends SP
    • Trends MG
  • Escola
  • Reconhecimento
    • 20 Comunicadores para Seguir
    • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
02 de abril de 2026

UM BRASIL lança livro com análises sobre contradições do País em meio às incertezas globais

Publicação reúne conteúdos produzidos ao longo de 2025 e amplia debate sobre dilemas e potencialidades do Brasil
Redação Portal Aberje
Imagem gerada por IA
 
  • COMPARTILHAR:

O Canal UM BRASIL, iniciativa da FecomercioSP, lançou o livro “Brasil, o país das contradições”, que sintetiza análises, percepções e propostas de especialistas que passaram pelo canal ao longo de 2025. A publicação é a 12ª do projeto. A FecomercioSP é associada à Aberje.

Além de entrevistas, o livro reúne reportagens, artigos, crônicas e uma série de dados sobre diferentes realidades do Brasil, do acesso à internet às lógicas da competitividade. “O nosso esforço é sempre no sentido de reunir diferentes perspectivas sobre as decisões públicas, arranjos institucionais, conjunturas e os aspectos estruturais que têm moldado nossas chances de se desenvolver de forma justa, equilibrada e sustentável”, afirma Guilherme Baroli, diretor do UM BRASIL.

Entre os temas abordados estão a eficiência do Estado, as dificuldades de inovação, a abertura comercial e as políticas sustentáveis. A obra também reúne contribuições de nomes presentes no centro desses debates, como o diplomata André Corrêa do Lago, presidente da COP30, e o economista Bruno Funchal, CEO da Bradesco Asset e ex-secretário do Tesouro, que coloca a produtividade no centro das discussões.

Em um ano marcado por incertezas globais, o canal também intermediou análises sobre as novas dinâmicas das relações internacionais, com participações como as do diplomata Rubens Barbosa, presidente do think tank IRICE e ex-embaixador do Brasil em Washington e Londres, e do professor Vitalino Canas, da Universidade de Lisboa.

A publicação inclui ainda entrevistas com Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente e co-chair do Painel de Sustentabilidade da ONU; Ângela Pinhati, Chief Sustainability Officer da Natura; a cientista política Graziella Testa e o antropólogo Michel Alcoforado.

No artigo de abertura, Ivo Dall’Acqua Jr. e Abram Szajman afirmam: “O Brasil não carece mais de diagnósticos. Carece de decisões. É um país muito rico e muito pobre, com um Estado que arrecada demais e legisla em excesso, mas entrega pouco em eficiência e crescimento sustentável”. E acrescentam: “A origem do impasse é menos ideológica e mais cultural. O desequilíbrio fiscal recorrente, a rigidez do orçamento, a estrutura administrativa agigantada, a insegurança jurídica e a baixa produtividade nos inserem num círculo vicioso que bloqueia reformas e compromete o planejamento de longo prazo”.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarRituais, experiência e criação – contra a dispersão, a forma
  • Ciça VallerioSaúde mental nas empresas começa pela forma de comunicar
  • Paulo NassarRituais, Conselhos e Deuses

Destaques

  • Mackenzie recebe aula magna de Paulo Nassar sobre rituais, experiência e criação
  • Coerência entre discurso e prática fortalece reputação nas organizações
  • Aberje apoia projeto que reforça segurança jurídica das organizações da sociedade civil

Notícias do Mercado

  • Allianz Seguros anuncia patrocínio a atletas brasileiros até 2029
  • Unico anuncia novo CEO para a América Latina
  • Makemake Reputação completa 15 anos de atuação em gestão da reputação

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151, 6º Andar – Pinheiros, São Paulo/SP
CEP 05410-010

CONTATO
(11) 5627-9090
(11) 95166-0658
fale@aberje.com.br