Inspiração e transpiração: inovação colaborativa garante histórias de sucesso
Mais um ano acabando – e como voou este ano! Creio que esta opinião é uma unanimidade. Talvez tenha passado tão rápido porque nos adaptamos ao trabalho remoto, educação à distância, às inúmeras conversas e reuniões transmitidas pelas plataformas digitais. Até feiras, eventos e confraternizações migraram para o novo formato, mais seguro para a saúde de todos.
E não foi diferente para nós do Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF, o onono, que criamos um espaço físico dedicado à inovação colaborativa, mas que já contava com toda a infraestrutura digital e felizmente estava preparado fazer essa migração das atividades.
Este ano o trabalho foi intenso, com muita inspiração – e transpiração, para nos consolidarmos como ponto focal para os esforços de inovação colaborativa com clientes e parceiros, indo além da oferta de soluções químicas. Procuramos entender qual é a “dor”, o problema que nosso parceiro busca resolver e nos inserimos num ecossistema para solucionar. Estamos unindo elos, abrindo cada vez mais a BASF, que tradicionalmente já é muito inovadora em suas soluções, mas permitindo a troca com outros atores e criando em conjunto, oferecendo novas oportunidades e possibilidades para os nossos clientes.
Entre os desafios que trabalhamos, houve o desenvolvimento de produto para cosmética com economia de água, mas que também é mais sustentável do ponto de vista de embalagem e da isenção de poluentes. Nós não temos necessariamente todas as soluções para o novo produto, mas, inserindo a questão no ecossistema de inovação, atraímos empresas que oferecem possibilidades diversas, desde ferramentas digitais a ingredientes naturais. Assim, estamos colaborando para a criação de produtos melhores para o nosso cliente e para o consumidor. Foram desenvolvidas outras propostas em conjunto com parceiros das indústrias do papel, automotiva, bem como dos negócios BASF. Está sendo gratificante receber o retorno extremamente positivo de todos os participantes desse desafio.
Essa cultura colaborativa tem mudado a mentalidade das diversas áreas de negócios da empresa, que já estão se abrindo para novas oportunidades e estão crescendo junto com os clientes nessa jornada. Temos um ótimo exemplo com a Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, que lançou uma oficina de ideação para as suas embalagens junto com a Braskem orientada a estudantes de design para repensar as embalagens e que gerem uma melhor experiência para o consumidor, do momento da compra até a aplicação, com o menor impacto ambiental possível.
Este ano realizamos dez desafios com a nossa Central de Startups e comemoramos o fato de a empresa ser novamente considerada a empresa a TOP 1 da Indústria Química e, este ano, a 4ª colocada no ranking das TOP 100 Open Corps 2021, como reconhecimento às nossas diversas incursões em inovação aberta com foco em startups.
Nesse balanço positivo de um ano onde predominou o digital, foram realizadas mais de 23 mil conexões on e off line. Realizamos mais de 95 live webinars, alcançando mais de 33 mil participantes e abordando desde temas técnicos, elaborados por nossas áreas de negócios, passando por ESG, diversidade e inclusão, sempre com a proposta de inspirar e colaborar para a construção de uma jornada positiva. Cerca de 50 estudantes participaram do Programa Universidades com um desafio de tecnologias voltadas para a gestão logística. No canal [e]motion levantamos temas de negócios e carreira voltado a profissionais e pequenas e médias empresas e contamos com cerca de 1600 participantes, que assistiram a 13 webinars, inclusive realizados com outras empresas e organizações. Aliás, todo esse rico conteúdo segue disponível gratuitamente na plataforma onono+. O público interno também teve o seu exclusivo BASF Channel+ que trouxe assuntos relevantes e estratégicos, voltados ao letramento em sustentabilidade e inovação.
Buscando captar o lado humano e os desafios que ainda estão por vir, promovemos a série Diálogos para o Futuro, reunindo personalidades do mercado que debateram sobre o futuro da sustentabilidade, da inovação e das pessoas. Essas realizações têm sido transformadoras para todos nós e têm sido um trabalho a muitas mãos que transcende as fronteiras do onono.
Neste último trimestre testamos a retomada gradual das atividades presenciais, sempre colocando a saúde das pessoas em primeiro lugar. Já temos várias novidades para incrementar as experiências transformadoras, que funcionarão em uma fusão entre o mundo físico e digital, conceito que vem sendo chamado de “phigital”. Teremos a Estação de Economia Circular, para ativar toda a cadeia de valor do plástico e seus influenciadores, um media lab que inclui estúdio com infraestrutura técnica para preparação de podcasts, vodcasts, vídeos para as mais diversas finalidades. Também estamos inaugurando nosso canal no YouTube e o podcast “Deu Química!” ampliando ainda mais o alcance das nossas mensagens.
Como um espaço de mudança cultural, procuramos nos antecipar com inovações que atendam às necessidades da sociedade e que contribuam genuinamente para o nosso propósito de criar química para um futuro sustentável. Com todas essas iniciativas, queremos reforçar o quanto nós somos um agente de “future readyness”: agregando valor de forma significativa ao negócio dos nossos clientes como apaixonados por desafios e como caçadores de soluções. E você, também está preparado para o presente e de olho no futuro? Então venha para o onono e vamos cocriar.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa