30 de setembro de 2022

Compliance como ferramenta contra o Greenwashing: 9º Congresso Internacional de Compliance em São Paulo

*Escrito com colaboração de Aliny Marques, coordenadora do Programa de Integridade do Banco BS2

Entre os dias 20 e 22 de setembro, aconteceu o 9º Congresso Internacional de Compliance, no Villa Blue Tree, em São Paulo.

O evento foi organizado pela Legal, Ethics and Compliance, a LEC, que reuniu vários profissionais de diversas áreas de atuação e os principais players do mercado de governança, risco e Compliance do país. O evento se dividiu em duas fases: o primeiro dia voltado para workshop, o segundo e o terceiro para palestras.

Foi um excelente momento para ampliar conhecimentos e realizar networking com especialistas das áreas de Compliance, Jurídica, Dados e correlatas, de diversos segmentos.

A LEC se preocupou com todos os detalhes na organização do evento, desde criar vários ambientes descontraídos, dando a oportunidade de engajamento e interações dos participantes com os palestrantes durante os intervalos e além de oferecer uma excelente infraestrutura de áudio, vídeo e som para os palestrantes e congressistas aproveitarem ao máximo.

Foram mais de 100 palestrantes, com destaque para o keynote speaker Mário Sérgio Cortella, filósofo, professor e escritor. Em sua palestra “Ética, pessoa, empresa e sociedade”, Cortella proporcionou a reflexão sobre a aplicação na prática de conteúdos filosóficos no ambiente corporativo, mas também em sua vida pessoal.

Mário Sérgio Cortella

No primeiro dia, o congresso trouxe 15 workshop com temas variados e com profissionais altamente capacitados.

Nos outros dois dias de congresso, foram realizadas diversas palestras onde destacamos algumas:

  • Painel de CEOs – Benchmarking de cultura corporativa em um ano de guerra e expectativa de recessão;
  • As peças-chave para colocar em prática a adequada gestão ESG, na visão de Conselhos de Administração e Comitês;
  • A interação com autoridades locais e internacionais. Erros e acertos das áreas jurídica e de Compliance;
  • Compliance em defesa da concorrência, no Brasil e nos países da América Latina;
  • Tone at the top – Práticas inovadoras adotadas por empresas para a construção de cultura corporativa em favor do Compliance;
  • Blockchain, criptoativos e metaverso. O grande próximo degrau para os executivos jurídicos e de Compliance;
  • Alta liderança, Comitês e Conselhos de Administração;
  • Shadow Investigations – Quais são os limites a serem respeitados e as melhores práticas?
  • Entre outras, não menos importantes

Na palestra, Compliance como ferramenta contra o Greenwashing, foi discutido o Projeto de Lei 5442/2019 que está em tramitação na Câmara dos Deputados e pretende regulamentar os programas de Compliance ambiental em empresas que exploram atividade econômica potencialmente lesiva ao meio-ambiente. O tema foi debatido por Enéas Moreira – Managing Director da prática de Investigações e Inteligência Forense e também Diretor Geral Kroll e Grazielle Parenti – Head Latam de Business & Sustainability Syngenta. Não é de hoje que o tema ESG já está em pauta na agenda das empresas e a ideia foi mostrar, na prática, os desafios e o passo a passo realizado por quem já implementou programas dessa natureza e a importante sinergia com os programas de Compliance existentes.

Conversei com Enéas Moreira – Managing Director da prática de Investigações e Inteligência Forense e Diretor Geral Kroll.

Ele ressaltou que os programas de ESG, precisam ser iniciados gradativamente, por se tratar de um assunto complexo e impossível implementar da noite para o dia. É necessário criar os KPI, identificar as deficiências e definir os planos de ação para a implantação dos programas.

A LEC está de parabéns por proporcionar mais um evento com uma estrutura diferenciada, inovações, tecnologia e assuntos da atualidade.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Alvaro Machado

Gerente de Compliance do Banco BS2

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS: