A evolução da cultura organizacional na pandemia
Quando a pandemia de Covid-19 foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março de 2020, o mundo começou uma luta enérgica diante de um grave problema sanitário, completamente desconhecido naquele momento, cuja uma das medidas de proteção imediata era o isolamento social. Mas como organizar uma companhia inteira, com atividades e instalações dentro e fora de edifícios comerciais, em pouquíssimos dias?
A Arteris mobilizou rapidamente todo seu administrativo para o trabalho remoto, em diferentes sedes, e muniu-se de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além da adoção de medidas sanitárias para todo as pessoas que trabalha in loco para garantir as atividades nas pistas e a fluidez do tráfego. Além disso, foram criadas as Regras de Ouro para a prevenção na pandemia (uso de máscara, lavagem das mãos, distanciamento e verificação diária de saúde Arteris), para que todos os colaboradores seguissem os protocolos necessários e pudessem, em caso de função presencial, executar suas atividades em segurança.
Para seguir monitorando os cenários interno e externo, criamos o Comitê Covid, criado pela Superintendência de Comunicação e Marca em conjunto com outras áreas da companhia, que posteriormente veio a ser liderado pela Diretoria de Pessoas & Organização, para basear a tomada de decisões em dados e informações seguras. Foi criada uma ferramenta para acompanhar a crise sanitária. Pela plataforma de Power BI, passamos a monitorar os número de casos suspeitos e confirmados de contaminação pela Covid-19, óbitos, além da evolução da pandemia nas cidades e estados em que a Arteris possui operação. Alimentada diariamente, a ferramenta foi essencial para que as decisões fossem implementadas de maneira assertiva.
A inclusão diária de dados pelos colaboradores deu mais agilidade e precisão no direcionamento e implantação de campanhas internas, o que permitiu antecipar decisões, com ações rápidas e efetivas. Com isso, reforçamos a cultura da comunicação, ou seja, antes de implantar qualquer medida, promovemos a disseminação da informação para evitar ruídos. Criamos um vínculo de confiança, onde todos entenderam a importância da transparência na informação de ambos os lados.
Nesses quinze meses de pandemia, a Arteris vem monitorando todo seu ecossistema. Todas essas informações da ferramenta e de um trabalho de acompanhamento da pandemia no Brasil e no mundo também abastece diretoria e acionistas, com um olhar cuidadoso e analítico da situação imposta pela pandemia do novo coronavírus. Agora, com a vacinação contra a Covid-19, também olhamos para o andamento da imunização de nossos colaboradores e em todo o País, afinal a imunização completa da população é a única solução para a crise.
E mesmo com as dúvidas que pairavam sobre todos nós, uma doença desconhecida, em meio a um cenário de incertezas, desenvolvemos uma forma de trabalho que garantiu que pudéssemos cumprir com o nosso compromisso com a sociedade. A transparência e confiança nas relações no ambiente corporativo, em todos os níveis de operação, é um grande aprendizado para as empresas. Podemos ser mais colaborativos, dividir mais, ouvir mais todos os lados e ser mais generosos.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa