29 de julho de 2021

A evolução da cultura organizacional na pandemia

Quando a pandemia de Covid-19 foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março de 2020, o mundo começou uma luta enérgica diante de um grave problema sanitário, completamente desconhecido naquele momento, cuja uma das medidas de proteção imediata era o isolamento social. Mas como organizar uma companhia inteira, com atividades e instalações dentro e fora de edifícios comerciais, em pouquíssimos dias?

A Arteris mobilizou rapidamente todo seu administrativo para o trabalho remoto, em diferentes sedes, e muniu-se de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além da adoção de medidas sanitárias para todo as pessoas que trabalha in loco para garantir as atividades nas pistas e a fluidez do tráfego. Além disso, foram criadas as Regras de Ouro para a prevenção na pandemia (uso de máscara, lavagem das mãos, distanciamento e verificação diária de saúde Arteris), para que todos os colaboradores seguissem os protocolos necessários e pudessem, em caso de função presencial, executar suas atividades em segurança.

Para seguir monitorando os cenários interno e externo, criamos o Comitê Covid, criado pela Superintendência de Comunicação e Marca em conjunto com outras áreas da companhia, que posteriormente veio a ser liderado pela Diretoria de Pessoas & Organização, para basear a tomada de decisões em dados e informações seguras. Foi criada uma ferramenta para acompanhar a crise sanitária. Pela plataforma de Power BI, passamos a monitorar os número de casos suspeitos e confirmados de contaminação pela Covid-19, óbitos, além da evolução da pandemia nas cidades e estados em que a Arteris possui operação. Alimentada diariamente, a ferramenta foi essencial para que as decisões fossem implementadas de maneira assertiva.

A inclusão diária de dados pelos colaboradores deu mais agilidade e precisão no direcionamento e implantação de campanhas internas, o que permitiu antecipar decisões, com ações rápidas e efetivas. Com isso, reforçamos a cultura da comunicação, ou seja, antes de implantar qualquer medida, promovemos a disseminação da informação para evitar ruídos. Criamos um vínculo de confiança, onde todos entenderam a importância da transparência na informação de ambos os lados.

Nesses quinze meses de pandemia, a Arteris vem monitorando todo seu ecossistema. Todas essas informações da ferramenta e de um trabalho de acompanhamento da pandemia no Brasil e no mundo também abastece diretoria e acionistas, com um olhar cuidadoso e analítico da situação imposta pela pandemia do novo coronavírus. Agora, com a vacinação contra a Covid-19, também olhamos para o andamento da imunização de nossos colaboradores e em todo o País, afinal a imunização completa da população é a única solução para a crise.

E mesmo com as dúvidas que pairavam sobre todos nós, uma doença desconhecida, em meio a um cenário de incertezas, desenvolvemos uma forma de trabalho que garantiu que pudéssemos cumprir com o nosso compromisso com a sociedade. A transparência e confiança nas relações no ambiente corporativo, em todos os níveis de operação, é um grande aprendizado para as empresas. Podemos ser mais colaborativos, dividir mais, ouvir mais todos os lados e ser mais generosos.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Claudia David

Claudia David é Superintendente de Comunicação, Marca e Ouvidoria da Arteris. Tem mais de 25 anos de experiência em Comunicação Corporativa, Gestão de Crise e Relações Públicas, trabalhando principalmente em empresas multinacionais líderes em seus segmentos de atuação. Formada em Letras, pós-graduada em Administração e Marketing pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Digital Business pela FIAP e com especialização internacional em Comunicação Empresarial pela Aberje Syracuse University.

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