12 de janeiro de 2022

Ajinomoto do Brasil bate metas relacionadas à sustentabilidade

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Há 65 anos no país, empresa investe em iniciativas que reforçam seu compromisso socioambiental

Divulgação | Alessandra Tapi – gerente de Responsabilidade Social Corporativa

No país há 65 anos, a Ajinomoto do Brasil, líder na produção de aminoácidos, utiliza diversos indicadores que ajudam a medir o seu desempenho em práticas socioambientais. Guiada pelo princípio ASV (Criação de Valor Compartilhado do Grupo Ajinomoto), a empresa desenvolve projetos e ações alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e apresenta resultados que se destacam no mercado nacional e em comparação com outras unidades do Grupo Ajinomoto.

As ações adotadas pela Ajinomoto do Brasil já colaboraram para que a empresa atingisse diversas metas de sustentabilidade, entre elas, a redução da emissão de CO2, que tinha como objetivo alcançar um percentual de 72%, e que foi ultrapassado, chegando a 79%. A redução do consumo de água, o uso de energia renovável e o índice de reciclagem também atingiram as suas metas, registrando, respectivamente, 77%, 55% e 100%. Entre os exemplos que podem ser citados estão as fábricas da companhia localizadas em Laranjal Paulista e Limeira, ambas no Estado de São Paulo, que já adotam medidas com esses propósitos desde 2012 e conseguiram alcançar reduções significativa na emissão de CO2, 89% e 70%, respectivamente, após a instalação de caldeiras de biomassa em suas linhas de produção.

Ajinomoto do Brasil também possui iniciativas que visam o desenvolvimento econômico de forma sustentável, aproveitando toda a matéria-prima, sem geração de resíduos na produção. O processamento da cana-de-açúcar, por exemplo, está inserido em um ciclo de biointegração desde o seu plantio até a fermentação do melaço utilizado na produção do glutamato monossódico, conhecido popularmente como AJI-NO-MOTO®, bem como na fabricação de toda sua linha de aminoácidos e derivados. Por fim, os coprodutos gerados na produção são comercializados como fertilizante pela divisão de Agronegócios, sendo aplicado no plantio de diversas culturas, como tomate, uva, café e cana-de-açúcar.

Em conjunto com as iniciativas ambientais e alinhada à preocupação global com o aumento populacional e limitações na produção de insumos, a empresa estabeleceu também metas relacionadas à redução do desperdício de alimentos. “Estamos traçando estratégias para aumentar cada vez mais a conscientização de nosso público interno, as ações de apoio às comunidades e o direcionamento de doação de produtos para garantir a segurança alimentar de todos”, afirma a gerente de Responsabilidade Social Corporativa, Alessandra Tapi. “Estabelecemos como meta de Food Loss a redução de 50% até 2025 e, no nosso ano fiscal 2020, já conseguimos atingir 13%”, destaca o gerente de Sistema de Gestão Integrado (SGI), Venâncio Forti.

Para os próximos anos, a Ajinomoto do Brasil já estabeleceu novas metas, que envolvem a redução das emissões atmosféricas em 50%, do consumo de água em 80% e do desperdício de alimentos em 20% (até o final do ano fiscal de 2021). Além disso, a empresa busca alcançar a meta de 50% no uso de energia renovável e, até 2030, quer reduzir o uso de plástico e torná-lo 100% reciclável. “Na Ajinomoto acreditamos ser importante reforçar cada vez mais nosso compromisso socioambiental. Buscamos, por meio de nossos projetos e ações, atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, afirma Venâncio.

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