PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
26 de novembro de 2025

Adevani Rotter lança “Comunicação Interna 4.0” pela Editora Aberje e destaca centralidade do humano na era das máquinas

Conceito 4.0 propõe novas práticas para a Comunicação nas organizações diante dos desafios da hiperconexão e da IA
Redação Portal Aberje
Adevani Rotter com Douglas Cantu, gerente de Eventos da Aberje, no lançamento realizado na sede da associação (foto: Ismael Inoch)
 
  • COMPARTILHAR:

A sede da Aberje, em São Paulo, recebeu na última terça-feira, 25 de novembro, o lançamento de “Comunicação Interna 4.0 – Por que a era das máquinas exige comunicadores mais humanos”, de Adevani Rotter, publicado pela Editora Aberje. Criadora do conceito que dá nome à obra e fundadora da Ação Integrada, agência especializada em comunicação e relacionamento com colaboradores, a autora falou sobre os impactos da tecnologia e da 4ª Revolução Industrial nas práticas de comunicação corporativa.

+Adquira o livro “Comunicação Interna 4.0 – Por que a era das máquinas exige comunicadores mais humanos”

Na abertura, Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, ressaltou a pertinência do lançamento na semana do Conecta CI. Ao abordar o papel da comunicação interna no contexto atual, destacou que as fronteiras entre o “interno” e o “externo” estão cada vez mais tênues, uma vez que colaboradores transitam continuamente entre diferentes canais. Para Hamilton, esse cenário amplia possibilidades, mas também impõe novos desafios à atuação das áreas de comunicação.

Em seguida, Adevani explicou que a ideia do livro amadureceu ao longo de quase uma década, desde um projeto iniciado em 2016, quando foi convidada por uma cliente para desenvolver competências necessárias para a então emergente Indústria 4.0. A partir daquele trabalho, percebeu que muitas práticas da comunicação interna permaneciam ancoradas em modelos consolidados há décadas, o que motivou a formulação do conceito “4.0”.

“O mundo interno das organizações é sempre refletido. Ele é reflexo do mundo externo e também contribui com o mundo externo”, explicou a autora. Com trajetória iniciada no marketing, passando por pesquisa de mercado, relações públicas e comunicação institucional, Adevani relembrou a criação da Ação Integrada, fundada em Curitiba há 30 anos, em um período em que o termo “comunicação interna” ainda não era amplamente disseminado no mercado. Para ela, lançar o livro na Aberje reforça a conexão histórica da entidade com o desenvolvimento da área e reconhece seu papel como espaço de troca, pesquisa e acolhimento aos profissionais de comunicação.

Fases da Comunicação Interna e conceito 4.0

Durante a conversa, Adevani detalhou as diferenças entre as fases 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0 da comunicação interna, destacadas no livro. A fase 1.0 foi marcada pela necessidade das empresas de se comunicar com os empregados por meio de formatos físicos e unidirecionais, como jornais murais e boletins, em um contexto influenciado pela abertura econômica, pela busca por qualidade e pela movimentação sindical no ABC paulista. A 2.0, influenciada pela Web 2.0, marca o início da participação dos colaboradores, com intranets e espaços de troca e opinião.

Já a fase 3.0, alinhada às lógicas da Web 3.0 e às tecnologias generativas, propõe a descentralização da produção de conteúdo e se estrutura nos “3 Cs”: co-criação, colaboração e compartilhamento, estimulando que diversas áreas das empresas se tornem emissoras. Por fim, a 4.0 incorpora os impactos da inteligência artificial, dos algoritmos e da automação, reposicionando o comunicador como agente que integra tecnologia e humanidade.

A autora explicou que o modelo 4.0 se apoia em três pilares: curadoria, associada ao pensamento crítico e ao tratamento da informação; experiência, que valoriza vivências reais e conexões emocionais; e governança, que articula decisões, ações e futuro. “Se eu consigo curar conteúdo e trazer só o que é importante para determinada área, eu consigo dar mais foco”, explicou Adevani, ao falar sobre o papel das lideranças na estratégia de comunicação das organizações. Para ela, o avanço tecnológico torna ainda mais urgente a atuação de profissionais capazes de construir vínculos, gerar sentido e fortalecer culturas organizacionais. “É muita informação”, resumiu.

O livro reúne referências contemporâneas e exemplos práticos e defende que, em um mundo veloz e orientado por dados, a diferenciação das organizações está na capacidade de comunicar com humanidade. Adevani reforçou que colaboradores transitam entre canais internos e externos e, por isso, o papel do comunicador não se limita à transmissão de mensagens, mas envolve a mediação de confiança, a construção de narrativas e o cuidado com as experiências.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.