PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
12 de janeiro de 2022

Ajinomoto do Brasil bate metas relacionadas à sustentabilidade

Assessoria de Imprensa Aberje

    Selecione um idioma

  • POR
  • ENG
  • ESP
 
  • COMPARTILHAR:

Há 65 anos no país, empresa investe em iniciativas que reforçam seu compromisso socioambiental

Divulgação | Alessandra Tapi – gerente de Responsabilidade Social Corporativa

No país há 65 anos, a Ajinomoto do Brasil, líder na produção de aminoácidos, utiliza diversos indicadores que ajudam a medir o seu desempenho em práticas socioambientais. Guiada pelo princípio ASV (Criação de Valor Compartilhado do Grupo Ajinomoto), a empresa desenvolve projetos e ações alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e apresenta resultados que se destacam no mercado nacional e em comparação com outras unidades do Grupo Ajinomoto.

As ações adotadas pela Ajinomoto do Brasil já colaboraram para que a empresa atingisse diversas metas de sustentabilidade, entre elas, a redução da emissão de CO2, que tinha como objetivo alcançar um percentual de 72%, e que foi ultrapassado, chegando a 79%. A redução do consumo de água, o uso de energia renovável e o índice de reciclagem também atingiram as suas metas, registrando, respectivamente, 77%, 55% e 100%. Entre os exemplos que podem ser citados estão as fábricas da companhia localizadas em Laranjal Paulista e Limeira, ambas no Estado de São Paulo, que já adotam medidas com esses propósitos desde 2012 e conseguiram alcançar reduções significativa na emissão de CO2, 89% e 70%, respectivamente, após a instalação de caldeiras de biomassa em suas linhas de produção.

A Ajinomoto do Brasil também possui iniciativas que visam o desenvolvimento econômico de forma sustentável, aproveitando toda a matéria-prima, sem geração de resíduos na produção. O processamento da cana-de-açúcar, por exemplo, está inserido em um ciclo de biointegração desde o seu plantio até a fermentação do melaço utilizado na produção do glutamato monossódico, conhecido popularmente como AJI-NO-MOTO®, bem como na fabricação de toda sua linha de aminoácidos e derivados. Por fim, os coprodutos gerados na produção são comercializados como fertilizante pela divisão de Agronegócios, sendo aplicado no plantio de diversas culturas, como tomate, uva, café e cana-de-açúcar.

Em conjunto com as iniciativas ambientais e alinhada à preocupação global com o aumento populacional e limitações na produção de insumos, a empresa estabeleceu também metas relacionadas à redução do desperdício de alimentos. “Estamos traçando estratégias para aumentar cada vez mais a conscientização de nosso público interno, as ações de apoio às comunidades e o direcionamento de doação de produtos para garantir a segurança alimentar de todos”, afirma a gerente de Responsabilidade Social Corporativa, Alessandra Tapi. “Estabelecemos como meta de Food Loss a redução de 50% até 2025 e, no nosso ano fiscal 2020, já conseguimos atingir 13%”, destaca o gerente de Sistema de Gestão Integrado (SGI), Venâncio Forti.

Para os próximos anos, a Ajinomoto do Brasil já estabeleceu novas metas, que envolvem a redução das emissões atmosféricas em 50%, do consumo de água em 80% e do desperdício de alimentos em 20% (até o final do ano fiscal de 2021). Além disso, a empresa busca alcançar a meta de 50% no uso de energia renovável e, até 2030, quer reduzir o uso de plástico e torná-lo 100% reciclável. “Na Ajinomoto acreditamos ser importante reforçar cada vez mais nosso compromisso socioambiental. Buscamos, por meio de nossos projetos e ações, atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, afirma Venâncio.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.