PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
02 de junho de 2021

Siemens realiza curso voltado à eletrificação de veículos em parceria com a SAE Brasil

Assessoria de Imprensa Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

●       Conteúdo vai abordar desde a fase de concepção dos carros elétricos com o uso de simulações computacionais até as diferentes infraestruturas de carregamentos dos veículos

●       Curso terá carga total de 32 horas divididos em 4 módulos

A Siemens dá mais um importante passo em sua estratégia de levar capacitação profissional ao mercado brasileiro com a realização de um curso focado em eletrificação de veículos em parceria com a SAE Brasil. A iniciativa visa atender a grande demanda por informações e conhecimentos em relação ao mercado de carros elétricos, cujas vendas bateram recordes em 2020 com um crescimento de 66,5% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Denominado “Vehicle Electrification by Siemens”, o curso terá uma carga horária total de 32 horas sendo dividido em quatro módulos: 1) Dimensionamento Virtual, que vai abordar a utilização de simulação computacional para definições como estrutura do veículo e pré-dimensionamento de equipamentos como motores elétricos e baterias; 2) Sistemas de Propulsão Elétrico, sobre motores elétricos para tração, eletrônica de potência e acionamentos, e arquitetura de hardware e de software para a área; 3) Validação e Homologação EV/HV, sobre técnicas experimentais no desenvolvimento de veíclos elétricos e híbridos, ferramentas para localização de fontes de ruído e simulações; 4) Infraestrutura Elétrica, que vai abordar o caminho da energia da geração à distribuição, as diferentes infraestruturas de carregamento, além de regras e atuação em concessionárias de energia.

O curso é voltado tanto para profissionais de montadoras e fornecedores de peças voltadas para o mercado automotivo, e também estudantes de engenharia. Os interessados poderão optar pela realização integral do curso, ou apenas por um dos módulos que esteja mais alinhado à área de atuação profissional. Cada módelo será ministrado por um profissional da Siemens especializado na área abordada.

“O mercado brasileiro está muito focado na parte mecânica para veículos à combustão é há muita busca por informações em relação aos veículos elétricos pois é um segmento novo. Quem atua nessa área, há essa necessidade de adaptação em duas frentes, tanto para a diferenciação entre os dois tipos de veículos, como também as características necessárias que um modelo precisa ter para rodar no Brasil”, afirma Leandro Garbin, Gerente de Portfólio da Siemens Digital Industries Software. “A bateria elétrica de um veículo elétrico precisa ter uma temperatura menor do que um carro à combustão, e essa temperatura ainda varia entre os países. Por isso a necessidade de capacitar profissionais em relação a essas diferenciações”, completa.

O curso será ministrado ao vivo e à distância por meio da plataforma Zoom, e com total interatividade com os alunos participantes. Os módulos ocorrerão a cada semana do mês de junho sendo o primeiro deles nos próximos dias 07 (segunda-feira) e 09 (quarta-feira).

Veja abaixo o calendário do curso e os profissionais responsáveis por cada um dos módulos.

1º Módulo – Dimensionamento Virtual
– Data: 07 e 09 de junho
– Responsável: Fábio Orefice, consultor técnico de aplicações de CAE na Siemens Digital Industries Software, responsável por desenvolver aplicações de simulação mecatrônicas e simulação 3D nas áreas Automotivas, Aeroespacial, Energia e Máquinas Industriais.

2º módulo – Sistemas de Propulsão Elétrico 

– Data: 14 e 16 de junho

– Responsável: Maurício Frutuoso, no desenvolvimento de negócios de sistemas de propulsão elétricos para veículos comerciais (ônibus e caminhões) para o mercado brasileiro

3º módulo – Validação e Homologação EV/HV 

– Data: 21 e 23 de junho

– Responsável: Marcelo Cavaglieri, é consultor técnico de aplicações na Siemens Digital Industries Software, com a missão de ajudar os clientes no desafio da transformação digital em desenvolvimento de produtos, adequando o completo portifólio às necessidades de cada indústria.

4º módulo – Infraestrutura Elétrica 

– Data: 28 e 30 de junho

– Responsável: David Moraes, é Engenheiro de Desenvolvimento de Negócios focado em Infraestrutura de recarga para veículos elétricos, Armazenamento de Energia e Sistemas Fotovoltaicos.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.