PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
03 de dezembro de 2019

BASF comemora 25 anos da implementação de estratégia de sustentabilidade

Thalita Dominato
THALITA DOMINATO
 
  • COMPARTILHAR:

A BASF, associada da Aberje, completa 25 anos da sua estratégia global de sustentabilidade. Desde sua fundação, a companhia sempre prezou pela proteção ambiental e responsabilidade social e, a partir de 1994, definiu como princípio norteador o equilíbrio entre interesses econômicos, ambientais e sociais – o conceito central de sustentabilidade.

Assim, há 25 anos, a empresa lançou a “Visão 2010”, que orientou sua atuação aos princípios do desenvolvimento sustentável. Na época, a companhia foi uma das primeiras no mundo a se comprometer publicamente com o desenvolvimento sustentável, assumindo assim, papel pioneiro e de protagonismo que continua até hoje.

Desde a implementação da “Visão 2010”, os processos de negócios da BASF passaram a ter aspectos de sustentabilidade intrínsecos por meio da Análise de Ecoeficiência (1996) e, posteriormente, o portfólio de produtos também passou a ser gerido a partir deste conceito. Atualmente, 96,5% dos itens mais importantes em toda a carteira de produtos da empresa, que conta com mais de 60.000 aplicações específicas de produtos, é dividida em quatro categorias, de acordo com a sua contribuição para a sustentabilidade.

DIÁLOGO – O foco da estratégia também é demonstrado pelo envolvimento da BASF em organizações e iniciativas globais. A empresa intensificou seu diálogo com as partes interessadas, por exemplo, desde 1999 no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável e, desde 2005, no Fórum Econômico Mundial. Além disso, a BASF está comprometida com os princípios sociais e ambientais como co-fundadora do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, uma iniciativa em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste ano, a BASF juntou-se a outras empresas para estabelecer a Alliance to End Plastic Waste, aliança global que tem como objetivo pôr fim ao resíduo plástico no meio ambiente. 

No Brasil, dois marcos importantes da estratégia de sustentabilidade são a Fundação Espaço ECO e a CasaE. A Fundação é uma OSCIP, instituída em 2005 e mantida pela BASF, que atua como uma consultoria para sustentabilidade, desenvolvendo projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos – com base no pensamento de Ciclo de Vida. Já a CasaE é uma casa de ecoeficiência, que atua como um catálogo vivo da BASF e de seus parceiros, tangibilizando soluções inovadoras e sustentáveis de maneira integrada à cadeia de valor da construção.

Como parte do desenvolvimento de sua estratégia, em 2019 a BASF definiu novas metas e pretende alcançar o crescimento neutro em CO2 até 2030. Além disso, a companhia visa atingir, até 2025, cerca de € 22 bilhões em vendas de produtos Accelerators – que oferecem contribuição significativa para a sustentabilidade na cadeia de valor.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.