PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
03 de maio de 2019

Não dá pra perder: leia o The Future Today Institute’s 2019 Tech Trends Report

Rodrigo Cogo
 
  • COMPARTILHAR:

The Future Today Institute’s 2019 Tech Trends Report está em seu 12º ano de edição e circulação com mais de 7,5 milhões de visualizações  cumulativas. E ele é intencionalmente amplo e robusto com suas mais de 300 páginas, lideradas por Amy Webb.

 

Estão inclusas uma lista de incertezas, uma análise detalhada de 315 tendências de tecnologia, uma coleção de sinais para 2020 e mais de quatro dezenas de cenários plausíveis para o futuro – 17 são otimistas, 20 são pragmáticos e 11 são catastróficos.

Tem ainda nove Toolkits e Frameworks, ferramentas práticas de previsão e estruturas que podem ser implementadas pela sua organização para avançar seu pensamento estratégico sobre essas tendências. O conteúdo também está voltado para a gestão executiva e traz glossários, afora uma lista de 50 cidades mais inteligentes do mundo, classificadas usando uma nova metodologia. A proposta do trabalho é fazer conexões entre essas tendências e sua organização e inspirar suas ações a partir de agora.

Dá para arriscar fazendo listagem de alguns pontos principais

  • A privacidade está morta – tema persistente é a vigilância, seja pressionando telas de celular ou tendo o rosto captado por câmeras no cruzamento, afora combinações genéticas com parentes distantes, escuta de conversas na cozinha. Se está vivo, está gerando dados – intencional ou involuntariamente – que são extraídos, refinados e monetizados por alguém;

 

  • VSO é o novo SEO – cerca de metade das interações que se tem com computadores usará sua voz pelo final de 2020. Se você está falando com um alto-falante inteligente, ou o painel do carro, ou seu assistente digital móvel, em breve conversará com mais frequência do que digita. Como conteúdo criadores se aventuram em interfaces faladas, editores e outras empresas em breve estar mais focado na otimização de busca por voz (VSO). O surgimento de VSO afeta dezenas de indústrias: publicidade, hospitalidade e turismo, finanças e bancos, varejo, notícias e entretenimento, educação e muito mais;

 

  • Os nove grandes – existem nove grandes empresas de tecnologia – seis americanas e três chinesas – que são esmagadoramente responsáveis pelo futuro da inteligência artificial (Google, Amazon, Microsoft, Apple, IBM, Facebook, Baidu, Alibaba e Tencent. Eles são as principais responsáveis pela esmagadora maioria das pesquisas, financiamento, envolvimento do governo e aplicações para o consumidor. E também são responsáveis ​​por fusões e aquisições, financiando startups de IA e apoiando a próxima geração de desenvolvedores;

 

  • Registros de dados pessoais estão chegando – surgimento de “Registros de dados pessoais” ou PDRs. Isto é um único livro unificador que inclui todos os dados que criamos como resultado de nossa uso de dispositivos tecnológicos e também de histórico de escola e trabalho (diplomas, empregadores anteriores e atuais), de registros legais (casamentos, divórcios, prisões), de registros financeiros (hipotecas, pontuações de crédito, empréstimos, impostos), de viagens (países visitados, vistos), de história de namoro (aplicativos online), de saúde (registros eletrônicos de saúde, resultados de triagem genética, hábitos) e de histórico de compras (varejistas on-line, uso de cupons na loja). E mais: seu PDR será hereditário – um registro abrangente passado para e usado por seus filhos;

 

  • A China continua a subir, e não apenas na inteligência artificial – a China está avançando em muitos campos diferentes. Lançou uma corrida espacial com ambições não apenas para devolver os humanos à lua, mas para construir fazendas internas e habitáveis espaços na superfície lunar. Está fazendo avanços ousados ​​na edição genômica, em seres humanos, bem como no gado. Está estabelecendo o ritmo global para a qualidade do ar, as emissões de carbono e redução de resíduos;

 

  • Os legisladores em todo o mundo não estão preparados para lidar com novas desafios que surgem da ciência e tecnologia emergentes.

 

Veja o material completo aqui: https://futuretodayinstitute.com/2019-tech-trends/

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rodrigo Cogo

Rodrigo Cogo é o curador do Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede e responsável pela distribuição digital dos canais integrantes da plataforma. Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Mestre em Ciências da Comunicação, com estudos voltados para a Memória Empresarial e Storytelling, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (SP). Atuou na Aberje por 14 anos, passando pelas áreas de Conteúdo, Marketing e Desenvolvimento Associativo e tendo sido professor em cursos livres e in company e no MBA da entidade por 10 anos. É autor do livro "Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação".

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.