PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
07 de fevereiro de 2019

TechTrends 2019: FleishmanHillard mapeia o que os consumidores esperam da tecnologia que vem aí

Thalita Dominato, THALITA DOMINATO
(ANNA) CHRISTINA BASTOS MARIN
 
  • COMPARTILHAR:

O que os consumidores sentem – e discutem – em relação à evolução tecnológica? Quais tendências podem ser antecipadas a partir dessas conversas? E que comportamento as marcas devem ter diante das reações dos consumidores frente às inovações?

 

 

Para responder a essas perguntas, a FleishmanHillard, associada da Aberje, analisou mais de um bilhão de conversas sobre tecnologia no Twitter entre 2017 e 2018, além de ouvir 25 thought leaders globais do setor, que fizeram previsões sobre o desenvolvimento tecnológico em 2019. O resultado é o estudo recém-lançado Tech Trends 2019. The fads. The fears. The future.(Tendências Tech 2019. As modas. Os medos. O futuro.), que oferece insights e previsões para a indústria da tecnologia e para as marcas, sob o prisma do comportamento do consumidor.

O estudo oferece uma sinopse das conversas na rede e ajuda as marcas a entender como elas podem participar e influenciar o debate em torno das inovações – além de balizar, do ponto de vista da comunicação, processos de aquisição tecnológica. “Se a mudança tecnológica é constante, é inevitável que as pessoas mudem constantemente como se sentem em relação a ela, como é o caso de tecnologias que as pessoas temem hoje, mas acabam adotando amanhã”, diz Sophie Scott, diretora de prática global de Tecnologia da FleishmanHillard. “Ao examinar todas essas conversas e a tecnologia que se anuncia no horizonte, podemos tecer previsões e ajudar as marcas a entender as expectativas dos consumidores e a planejar o futuro”.

Entre os principais temas de conversas e tendências detectadas pelo estudo TechTrends 2019, destacam-se:

. Inteligência Artificial chegará ao detalhe. As marcas que utilizam Inteligência Artificial para engajar consumidores em conversas detalhadas e explanatórias em contextos similares à vida real serão os grandes vencedores de 2019. As conversas sobre inteligência artificial aumentaram 54% em volume, entre 2017 e 2018.

. Tecnologia do bem: ética, privacidade e regulação. Já que a tecnologia nos circunda, e nos circundará cada vez mais, que ela seja do bem – ou seja, que estabeleça relações de confiança com as pessoas, por meio de uma aderência às questões éticas e legais. O estudo Authentic Insights, também da FleishmanHillard, já havia detectado que 80% dos consumidores avaliam segurança e proteção de dados como “muito importante”. As tech trends 2019 acabam de confirmar essa constatação.

. Augmented Analytics: aumentar o potencial humano. O foco da augmented analytics– ou seja, utilizar Inteligência artificial para interpretar dados – é promover a inteligência humana, ao invés de substitui-la. Para isso, automatiza os processos de preparação de dados, geração de insights e modos de apresentação e visualização, tornando o big data mais palatável a não experts e aumentando incrivelmente o seu potetencial.

. As novas oportunidades do blockchain. Indo além das criptomoedas, as conversas sobre blockchain nas redes sociais têm sido frenéticas, notadamente sobre seu potencial de moldar as cidades inteligentes e transformação e infraestrutura digital.

. Realidade Imersiva transformando setores inteiros. Realidade aumentada, virtual e mixed deixarão, cada vez mais para trás a ideia do “computador como artefato”, substituindo-o por “o computador como ambiente”. Displays holográficos (como os exibidos em Star Wars) são exemplos de tópicos em discussão frenética nas redes. E a utilização das novas “realidades” em setores como entretenimento, saúde, varejo e manufaturas deverão provocar mudanças profundas.

. Tecidos inteligentes e e-fabric aumentam em popularidade. As passarelas de desfiles de moda e as lojas de departamento em breve deverão exibir o que se discute nas redes e atrai a atenção dos thought leaders de high tech: roupas inteligentes e exoesqueletos, que irão redefinir o que weareable quer dizer. Mas não só isso: saúde e esporte serão setores que deverão ser revolucionados pela mistura de tecidos e sensores, ampliando a leitura de dados do corpo humano – com cada vez mais conforto e estilo.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.