Campanha de prevenção do suicídio da Pfizer foca na importância da busca por ajuda

Pessoas que cometem suicídio frequentemente dão ampla indicação de sua intenção, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). E, muitas vezes, chegam a procurar ajuda antes desse desfecho. Cerca de 1 a cada 5 pacientes que tentaram o suicídio passaram por uma consulta médica um mês antes do episódio, de acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo a partir de 80 indivíduos atendidos em um pronto-socorro de Embu das Artes.
Um outro estudo, publicado no fim do ano passado, reafirma que muitos indivíduos que passam por tentativas de suicídio tendem a visitar seu médico nos meses anteriores ao episódio. O trabalho aponta, por outro lado, que grande parte desses pacientes não chega aos serviços médicos por meio do psiquiatra e destaca que o processo de identificação das pessoas sob risco de suicídio ainda é um grande desafio para os profissionais da atenção primária. “Muitas vezes quem está em contato com esse paciente é o clínico geral, ou o ginecologista, o cardiologista. Por isso, é preciso fortalecer as discussões sobre o suicídio e vencer esse tabu em todas as esferas sociais: dos profissionais de saúde à sociedade em geral, incluindo familiares e amigos, que também podem ter papel fundamental no acolhimento e na prevenção do problema”, afirma o diretor médico da Pfizer, Eurico Correia.
Em alguns grupos específicos, como é o caso dos adolescentes, a identificação de pacientes sob risco de suicídio ou pode ser ainda mais desafiadora. “Muitas vezes, características que poderiam sugerir quadros depressivos e um risco aumentado para o suicídio são confundidas com estereótipos associados a uma determinada faixa etária, como a ideia de que adolescentes são sempre mais explosivos ou distantes da família que pessoas de outras idades”, completa o médico.
Setembro Amarelo – A importância de vencer o silêncio social associado ao tema e buscar ajuda é justamente o mote da ação digital #SAIADASOMBRA, uma iniciativa que a Pfizer – empresa associada da Aberje – acaba de lançar, com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), como forma de contribuir para as atividades educativas da campanha global Setembro Amarelo, que tem como foco o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado no próximo dia 10. Essa mensagem será disseminada por meio de um videocase que vai circular pelas redes sociais, com direcionamento especial aos mais jovens.
Vale destacar que, desde 2012, a taxa de suicídio em brasileiros de 15 a 29 anos subiu quase 10%, segundo a edição de 2017 do Mapa da Violência, um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Globalmente, o problema já representa a segunda principal causa de mortes em jovens dessa faixa etária, de acordo com a OMS. “Considerando a relação entre os transtornos mentais e o suicídio, em especial a depressão, o diagnóstico precoce dessas doenças deve ser a prioridade. Vale destacar queestamos falando de enfermidades para as quais existe tratamento, o que significa que o suicídio, em grande parte, pode ser prevenido a partir da adoção de medidas adequadas. Assim, entendemos que desmistificar o assunto, aumentando o debate e encorajando as pessoas na busca por ajuda, é uma forma de contribuir com toda a sociedade”, afirma Correia.
Reconhecido pelo Ministério da Saúde, o CVV presta um serviço gratuito de prevenção do suicídio. A equipe de voluntários fica disponível para acolher e atender qualquer pessoa que busque apoio emocional, sempre sob sigilo, por telefone (188), chat, e-mail ou pelo sitewww.cvv.org.br.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
Notícias do Mercado
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos
- Pravaler anuncia Joel Jota como embaixador da marca para inspirar estudantes
- Sicredi lança campanha “Cooperar é da nossa natureza” para o fim de ano

































