PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
06 de fevereiro de 2018

Dono da Livraria Cultura: “As pessoas estão perdendo a capacidade de ouvir”

Redação Portal Aberje
Pedro Herz fala no LiderCom
 
  • COMPARTILHAR:
Foto de Pedro Herz em pé, de frente para a plateia. Na tela, está projetado a marca do Lidercom, ao lado da marca, encontra-se uma caixa azul escrito "Happy hour".
Pedro Herz fala no LiderCom

Na última quarta-feira (31/01), foi realizado em São Paulo o primeiro LiderCom de 2018, organizado pela Aberje, que contou com a participação de Pedro Herz, dono da Livraria Cultura e autor de O Livreiro.  Além de narrar sua biografia e ascensão no mercado de livros, o empresário também falou sobre a atual situação do segmento, a recente aquisição da Fnac, entre outros assuntos.

Antonietta Varlese, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da AccorHotels e chair do LiderCom, deu as boas-vindas. Ela contou sobre como o grupo, criado em 2015 para ser uma instância da Aberje que reúne líderes da Comunicação Corporativa. Hoje, o LiderCom conta com mais de 40 membros fixos, além de diversos convidados, que compartilham experiências, geram insights e promovem uma rede de contatos.

Filho de imigrantes alemães, Herz relata que a família deixou a Alemanha no “último minuto” antes do início da guerra, em 1938. Pouco tempo depois, buscando ajudar no sustento da família no Brasil, sua mãe teve uma sacada empreendedora e visionária: alugar livros em alemão para outros refugiados da guerra. “No início, eram 10 títulos disponibilizados na sala da casa em que morávamos”, recorda Herz. Hoje, o empreendimento se tornou uma das maiores redes de livrarias do país e recentemente adquiriu as operações da Fnac no Brasil.

Quando assumiu o negócio da família, já no final dos anos 1960, Herz teve que lidar com alguns obstáculos, como o convívio com a censura por parte da ditadura militar. “Me perguntavam por que eu vendia livros considerados proibidos. Minha resposta era sempre a mesma: porque eu vivia de vender livros, e muito dos títulos considerados subversivos eram recomendados pela USP.”

Segundo ele, o mercado de livros vive hoje um de seus períodos mais desafiadores. “Ler é uma atividade essencialmente solitária. Você senta e ‘ouve’ o que o outro escreveu. Hoje, as pessoas estão perdendo essa capacidade de ouvir”. Além disso, ele comenta sobre a concorrência das atividades na vida urbana, um fenômeno que afeta não só o Brasil, mas o mundo todo. “Como atrair uma pessoa que trabalha o dia todo, perde muito tempo no trânsito e ainda por cima competir com outras formas de entretenimento, como os dispositivos móveis, filmes, games, restaurantes, etc?”, indaga, já com a resposta imediata. “Honestamente, eu ainda não sei.”

André Senador (Volkswagen), Pedro Herz (Livraria Cultura), Antonietta Varlese (AccorHotels), Hamilton dos Santos (Aberje) e Paulo Nassar (Aberje e USP)
André Senador (Volkswagen), Pedro Herz (Livraria Cultura), Antonietta Varlese (AccorHotels), Hamilton dos Santos (Aberje) e Paulo Nassar (Aberje e USP)
  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.