Mino Carta, referência do jornalismo brasileiro, morre aos 91 anos

O jornalista Mino Carta, fundador e diretor de redação da revista Carta Capital, morreu nesta terça-feira (2), em São Paulo, aos 91 anos. Internado há duas semanas no Hospital Sírio-Libanês, enfrentava problemas de saúde. Ele deixa a filha, Manuela Carta.
Nascido em Gênova, na Itália, em 1933, Mino Carta mudou-se para o Brasil na década de 1940. Ao longo de mais de seis décadas de carreira, foi responsável pela criação e direção de publicações que marcaram a história do jornalismo brasileiro, entre elas Quatro Rodas (1960), Veja (1968), IstoÉ (1976), Jornal da Tarde (1966) e Carta Capital (1994) – publicação que considerava sua maior realização.

A revista Carta Capital foi reconhecida como Mídia do Ano, na categoria Revista, em quatro edições do Prêmio Aberje: 1998, 2001, 2003 e 2004. Mino Carta também participou de eventos da Aberje em 2001, como palestrante do Fórum de Comunicação ABERJE/Petrobrás; em 2002, na palestra Novos Rumos da Imprensa Brasileira, em Minas Gerais; e em 2003, no Seminário Gestão de Comunicação – Programa de Aperfeiçoamento em Comunicação de Governo.
Ao longo da carreira, enfrentou embates com a censura durante a ditadura militar e manteve postura crítica diante dos rumos da política e da comunicação no país. Também se dedicou à literatura, com romances que mesclam memórias e reflexões. Sua morte encerra um capítulo fundamental da história do jornalismo brasileiro, no qual foi protagonista de inovações editoriais e de uma defesa intransigente do papel da imprensa.
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Beethoven contra o ruído do mundoLuis Alcubierre Memória é métodoLeila Gasparindo Gestão de Reputação Algorítmica: quando a IA vira mediadora da confiança
Destaques
- Paulo Nassar debate melancolia como sinal de lucidez em tempos de crise no Revista CBN
- Rodrigo Cogo retorna à equipe da Aberje em nova área
- Aberje reformula seus Capítulos Regionais
Notícias do Mercado
- Volkswagen do Brasil patrocina temporada carioca do musical Wicked
- AngloGold Ashanti apoia corrida inclusiva que marca início do mês de conscientização da síndrome de Down
- Livro de André Senador analisa integração entre comunicação, ESG e reputação corporativa





























