PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
01 de julho de 2025

Oficina Consultoria adquire participação da In Press e anuncia rede nacional

Empresas apontaram que operação inaugura nova fase e reflete amadurecimento dos negócios e interesses estratégicos das duas partes
Redação Portal Aberje
A a fundadora da Oficina Consultoria, Patrícia Marins, terá como sócias da Oficina Consultoria a atual CEO da empresa, Liliane Pinheiro, e a diretora-executiva Natália Lima
 
  • COMPARTILHAR:

A Oficina Consultoria, agência especializada em gestão de comunicação e reputação, adquiriu a totalidade das cotas da In Press – integrante de um dos maiores grupos de comunicação do país – na sociedade que mantinham em conjunto. Com a operação, a Oficina passa a atuar de forma totalmente independente.

Em comunicado divulgado na última terça (24), as empresas apontaram que a operação inaugura uma nova fase e reflete o amadurecimento dos negócios e os interesses estratégicos das duas partes. “Ambas seguem atuando com respeito mútuo, certos de que valeram o aprendizado e os resultados gerados ao longo dos 14 anos da sociedade”, diz o informativo. Agora, a fundadora da Oficina Consultoria, Patrícia Marins, terá como sócias da Oficina Consultoria a atual CEO da empresa, Liliane Pinheiro, e a diretora-executiva Natália Lima.

Na largada da nova fase, a empresa apostará em inteligência artificial e na expansão do setor privado, com um investimento de R$ 10 milhões, e na nova Rede de Reputação e Influência – que já reúne 40 agências parceiras em todo o país –, em um modelo negócios colaborativos, inédito no setor das comunicações. Idealizada pela empresa, a Rede busca fortalecer a inteligência regional e hiperlocal, essencial na construção de comunicação e reputações em ambientes descentralizados e de alta complexidade. A expectativa é de crescimento de 20% nas oportunidades de negócios para as empresas da comunidade, em um setor que movimenta mais de R$ 2 bilhões ao ano, segundo o Anuário da Comunicação Corporativa.

“Estamos vivendo uma transição histórica. Esse movimento inaugura um novo momento para o setor de comunicação corporativa, mais alinhado com os princípios da nova economia: colaboração, inteligência em rede, flexibilidade e geração de valor mútuo. É uma resposta concreta aos desafios de um mercado em transformação”, afirma Patrícia Marins, sócia-fundadora da Oficina.

Alternativa em um mercado em retração

A mudança surge em meio à retração do setor. Segundo o anuário da Aberje com o Valor Econômico, os investimentos em comunicação corporativa encolheram 14,8% em 2023. Neste cenário, enquanto fusões e aquisições se consolidaram como principal estratégia de crescimento, a Oficina aposta em outro caminho: uma comunidade de negócios baseada em governança compartilhada, complementaridade de expertises e capital relacional coletivo.

“Esse modelo já é consolidado em setores como tecnologia e startups. A inovação está em adaptá-lo à comunicação. É um formato testado, que gera eficiência e amplia resultados”, reforça Patrícia Marins.

Sem exclusividade, sem custos e com autonomia total, os participantes mantêm suas identidades jurídicas e operacionais. Além de atuarem juntos em projetos com divisão de receitas, têm acesso a mentorias, treinamentos, ferramentas de inteligência e canais de mercado.

Ações concretas e presença estratégica

Entre os primeiros projetos da Rede estão as agendas integradas para eventos como o Festival Curicaca – que acontece em outubro, com foco na Nova Indústria Brasil e na transformação digital – e iniciativas voltadas para a COP30. Os membros também terão acesso ao Órbita, plataforma de gestão de stakeholders desenvolvida pela Oficina.

A estrutura da comunidade conta com um Steering Committee e subcomitês temáticos como Admissão e Parcerias, Ética e Compliance e Desenvolvimento e Crescimento, que garantem agilidade nas decisões e consistência institucional. O uso do selo da Rede está condicionado à participação ativa e ao alinhamento com seus princípios.

“A comunicação tem papel central na transformação dos negócios e das instituições. A construção de reputação depende da mobilização de redes, da conexão entre saberes e da capacidade de gerar impacto real. Foi com esse olhar que estruturamos a Rede: uma plataforma viva de colaboração e inovação aplicada”, conclui Liliane Pinheiro, CEO da Oficina Consultoria.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.