PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
18 de junho de 2025

Governança e comunicação em debate na Casa Firjan com Vânia Bueno

Evento discutiu reputação, coerência organizacional e o papel estratégico da comunicação em tempos de transparência
Redação Portal Aberje
Crédtido: Firjan
 
  • COMPARTILHAR:

Com apoio do Capítulo Aberje Rio de Janeiro, a Casa Firjan reuniu cerca de 200 pessoas na última terça-feira (17) para mais uma edição do Aquário Casa Firjan, com o tema “Comunicação e Governança: parecer e ser na era da transparência”. O evento contou com a presença de especialistas e executivos interessados nos desafios contemporâneos da liderança, da reputação e da coerência organizacional. O Capítulo RJ atualmente é dirigido por Fernanda Bolzan, gerente executiva de Comunicação Institucional do Grupo Energisa.

A ocasião faz parte do lançamento do livro “Governança Comunicante”, de Vânia Bueno, publicado pela Editora Aberje. A autora apresentou ao público o conceito de Governança Comunicante, destacando a necessidade de alinhamento entre discurso e prática em contextos cada vez mais expostos ao escrutínio público. “Governança sem comunicação é inócua. Comunicação sem governança é inconsequente”, afirmou.

Karla de Melo, gerente geral de Reputação e Comunicação da Firjan; Alexandre Nogueira Ferreira, CEO da Light; Vânia Bueno; Eliane Lustosa, conselheira; Daniele Salomão, vice-presidente da Energisa (crédito: Felipe Araripe/Revista Plurale)

O painel foi mediado por Karla de Melo, gerente geral de Reputação e Comunicação da Firjan, e, além de Vânia Bueno, reuniu Eliane Lustosa, conselheira; Daniele Salomão, vice-presidente da Energisa; e Alexandre Nogueira Ferreira, CEO da Light. Entre os temas discutidos estiveram a coerência narrativa nas organizações, o papel estratégico da comunicação na governança ESG, os desafios da liderança em tempos de redes sociais e a importância do silêncio moral nas decisões de gestão.

O evento também teve apoio institucional da ABRH-RJ. A programação incluiu momentos de networking e uma sessão de autógrafos com a autora.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.