PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
24 de agosto de 2016

Representatividade importa

Ricardo Sales
 
  • COMPARTILHAR:

somostodos

A polêmica desta quarta-feira ficou por conta de uma campanha para promoção da Paralimpíada Rio 2016.

Bastou uma peça para agência e cliente demonstrarem falta de sensibilidade e zero conhecimento  das discussões sobre diversidade e representatividade de grupos minorizados na comunicação.O anúncio, publicado pela revista Vogue, traz Cleo Pires “na pele” da paratleta Bruna Alexandre e o ator Paulo Vilhena representando Renato Leite, jogador da modalidade tênis sentado.

Se o objetivo, como diz a apresentação, era “dar visibilidade aos Jogos Paralímpicos” faltou empatia e bom senso na execução do trabalho.

A Paralimpíada é um dos poucos momentos em que os olhos do mundo estão voltados para as pessoas com deficiência. É uma população enorme, que representa 23% dos brasileiros, segundo o IBGE, mas raramente aparece na comunicação das marcas e empresas.

Várias delas são pessoas que trabalham, consomem, estudam e têm vida social. Entretanto, seguem invisibilizadas, inclusive no momento em que mais deveriam brilhar e aparecer por conta própria.

Representatividade importa. Mimetizar uma deficiência photoshopada equivale à prática do blackface, que pintava de preto rostos de atores brancos no século passado.

Não bastasse um erro, a campanha da África ainda derrapa na hashtag  #SomosTodosParalímpicos. Não, não somos. Eles é que são. E merecem nossa admiração e respeito por isso.
A melhor maneira de demonstrar solidariedade e apoio às pessoas com deficiência é assistir aos Jogos, no mês que vem, e também cobrar das autoridades e empresas mais respeito à diversidade.

No Brasil, a Lei de Cotas estabelece que empresas com mais de cem funcionários contratem de 2% a 5% de pessoas nestas condições.
A sua empresa cumpre a legislação? Em caso positivo, há uma inclusão efetiva das pessoas com deficiência, ou seja, elas têm chances reais de aprendizado e progresso na carreira?

A comunicação que a gente vê fala muito sobre quem a produziu. Sem diversidade nas equipes, dificilmente haverá mais representatividade e respeito nos anúncios. Se tivesse alguma pessoa com deficiência nos times envolvidos neste caso, duvido que África e Vogue teriam dado essa bola fora.

Em tempo: autocrítica e disposição para aprender são essenciais para mudar comportamentos. Neste sentido, Cleo Pires não contribui em nada quando atribui a polêmica a “inveja e recalque”. Tomara que a agência e cliente demonstrem mais inteligência.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Ricardo Sales

Ricardo Sales é consultor de diversidade, pesquisador e conselheiro consultivo. É formado pela USP, onde também realizou mestrado sobre diversidade mas organizações. Atua para algumas das maiores empresas do país. É conselheiro do Comitê de Diversidade do Itaú. Foi eleito pela Out&Equal um dos brasileiros mais influentes no assunto diversidade nas organizações e ganhou o Prêmio Aberje de Comunicação, em 2019. Foi bolsista do Departamento de Estado do Governo dos EUA e da Human Rights Campaign, sendo reconhecido como uma liderança mundial no tema diversidade. É também palestrante, professor da Fundação Dom Cabral e da Escola Aberje de Comunicação, colunista da revista Você SA e do Estadão, além de membro-fundador do grupo de estudos em diversidade e interculturalidade da ECA/USP.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.