PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
15 de maio de 2023

Belgo Arames é uma das empresas mais inclusivas do Brasil

Pesquisa Ethos/Época de Inclusão 2023 destaca as ações da empresa para a inclusão de pessoas com deficiência, promoção da equidade de gênero e de direitos LGBTI+
Assessoria de Imprensa Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A Belgo Arames, líder brasileira na transformação de arames de aço, está entre as 74 empresas brasileiras com as melhores práticas em diversidade, equidade e inclusão, segundo a pesquisa Ethos/Época de Inclusão 2023, realizada pelo Instituto Ethos com 199 companhias de diversos setores. Dentre as categorias analisadas, a Belgo se destaca em Inclusão de Pessoas com Deficiência, Promoção da Equidade de Gênero e de Direitos LGBTI+.

Dentre as práticas para a inclusão de pessoas com deficiência, a empresa é integrante do Grupo Diretor da Rede Empresarial de Inclusão Social pela Empregabilidade de Pessoas com Deficiência (REIS) e parceira do Oportunidades Especiais, um dos principais projetos para a empregabilidade desse público no Brasil. Atualmente, conta com 186 pessoas com deficiência (5,6%) no quadro de empregados de suas nove unidades e, dentre suas práticas para a inclusão, oferece sensibilizações, consultorias especializadas e cursos gratuitos de Libras para seus empregados. Pensando na acessibilidade, conta ainda com a Maya, assistente virtual tradutora de libras, nos seus principais canais, como no site corporativo. Segundo o Hand Talk, aplicativo tradutor de libras que desenvolveu a tecnologia, apenas 1% dos sites brasileiros oferece esse recurso de acessibilidade.

A fim de promover a equidade de gênero, a Belgo aderiu, no ano passado, ao Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher (Mulher 360). Também é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU; e da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, organizada pelo Instituto Avon, ONU Mulheres e Fundação Dom Cabral. A empresa tem o compromisso de aumentar para 30% a contratação de mulheres até 2030. Atualmente, dos 3.277 empregados, 17% são mulheres. Em 2020, a Belgo também assumiu o compromisso de aumentar em 10% os cargos de liderança ocupados por mulheres, em um prazo de 3 anos. Em apenas um ano, viu dobrar esses dados. Em 2020, 7,9% das mulheres eram líderes. Já em 2021 o número saltou para 14,4%. E em 2022 esteve em 15,8%.

Já para contribuir para a luta a favor dos direitos LGBTI+, a empresa promove sensibilizações para combater preconceitos e vieses inconscientes, para erradicar a homofobia e a discriminação de identidade/expressão de gênero. Cada pessoa contratada tem a opção de escolher a maneira pela qual quer ser nomeada no e-mail e no crachá e os banheiros das unidades são identificados de maneira mais inclusiva. Por meio de um Censo de Diversidade, foi possível identificar os acertos e pontos de melhorias para definir ações mais assertivas e estruturar programas específicos para esse público.

Sobre a Ethos/Época de Inclusão

A pesquisa concentra amplo levantamento sobre práticas de diversidade, equidade e inclusão do país. Sob a coordenação do Instituto Ethos, a metodologia foi elaborada com a colaboração do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, do Movimento Mulher 360 e da Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS).

As 199 empresas participantes preencheram um questionário que verificou desde a governança do tema na companhia às práticas efetivamente executadas. Sob a metodologia de análise das práticas, dos números, checagem e avaliação dos especialistas, foram consideradas não apenas as atitudes para a contratação de pessoas diversas, como também os esforços da empresa para ampliar a governança do tema junto à diretoria, a representatividade em suas campanhas publicitárias, a inovação de produtos e em seus fornecedores.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.