PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
15 de março de 2023

Tecnologia e transformação digital devem fortalecer a experiência do cliente, diz KPMG

Pesquisa Global Tech Report 2022 realizada pela KPMG contou com a participação de mais de 2200 especialistas do setor
Assessoria de Imprensa Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A maioria (64%) dos executivos brasileiros pretende direcionar esforços e investimentos em tecnologia para incrementar a experiência do consumidor ao longo do próximo ano. Além disso, quase metade (48%) acredita que os principais impulsionadores da transformação digital de uma companhia são melhorar a agilidade e garantir a modernização da empresa. Tais dados são parte do recorte nacional da pesquisa Global Tech Report 2022 realizada pela KPMG com mais de 2200 especialistas do setor.

“O relatório identifica as estratégias de tecnologia que estão sendo mais utilizadas neste momento de inédita volatilidade do mercado. Ficou evidente que as lideranças empresariais brasileiras estão engajadas na digitalização e implementação de tecnologias disruptivas em seus negócios, atentas à movimentação global de customer centricity e à crescente importância da agenda ESG”, resume o sócio-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da KPMG no Brasil e na América do Sul, Márcio Kanamaru.

O estudo apontou também que todos os participantes, brasileiros e estrangeiros, afirmam que os esforços de transformação digital tiveram impacto positivo sobre o lucro ou sobre o desempenho da companhia nos últimos 24 meses. Entre os executivos nacionais, a maioria (58%) relata um incremento de 6% a 10%. Já entre os estrangeiros, predominam, com 42%, aqueles que registraram alta de 1% a 5%.

Apesar da percepção positiva com relação ao impacto da tecnologia sobre os resultados do negócio, os brasileiros ouvidos pela KPMG apontaram desafios que limitam esse crescimento. As principais queixas relatadas foram a escassez de talentos, sendo a mais citada, desafiando a adoção de tecnologias digitais (48%), o gerenciamento de dados abaixo do ideal (46%), o alto custo de aquisição e implementação de sistemas (30%) e a falta de habilidades, dentro da própria organização, para implementar ou aproveitar novos sistemas (30%).

“A pesquisa comprova que as organizações brasileiras enfrentam desafios semelhantes aos das companhias internacionais. Dentre esses, sobressaem a falta de mão de obra qualificada e a crescente complexidade das tecnologias operacionais. Além disso, há questões inerentes à segurança cibernética que se tornaram ainda críticas em um cenário marcado pela adoção do trabalho remoto e pela crescente dependência de terceiros”, destaca o sócio-líder de gerenciamento de risco e serviços de segurança da KPMG no Brasil, Marcos Fugita.

Agilidade, planejamento e uso de nuvem

O levantamento indica ainda que a maior parte dos líderes brasileiros (68%) e globais (53%) entende que, em suas organizações, as mudanças de TI corporativa, como a implementação de atualizações de um software ou a adoção de novos recursos e funcionalidades, são adotadas de forma relativamente rápida, mas de acordo com um plano e um cronograma traçados previamente, sendo que no Brasil o percentual é relativamente mais alto que os pares Globais neste quesito.

Outros 74% dos respondentes brasileiros relatam que a migração de cargas de trabalho estratégicas para a nuvem está em andamento em suas respectivas organizações. O percentual é praticamente igual ao obtido no levantamento global, que foi de 73%. Em relação à porcentagem das cargas de trabalho corporativas que já estão na nuvem, quase metade (46%) dos brasileiros afirma estar entre 41% e 60%. Apenas 14% conseguiram migrar mais de 80%. Entre os respondentes globais, esses percentuais são de 33% e 13%, respectivamente.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.