PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
27 de setembro de 2016

Web App do colaborador

Web Apps, uma boa alternativa de meio de comunicação com empregados.
Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Utilizar um tablet, notebook ou computador de mesa, ou ainda o celular para acessar a internet. Usar aplicativos todos os dias, e repetidas vezes. Diferentes dimensões e diferentes quantidades de informação. Diferentes sistemas operacionais. Esse é o mundo conectado.

Entendo que o caminho é unificação. E nesta linha surgem os web apps, pois são multiplataforma. Já que estão inteiramente hospedados online, são acessíveis por qualquer smartphone a partir de seu navegador, ou seja, serve para donos de iPhone, Android, Windows Phone ou outras.

Tive contato recente com um programa de uma empresa de tecnologia que tinha o objetivo de proporcionar aos executivos uma experiência real nos canais da chamada linha de frente. A ideia é que esses profissionais, com perfil estratégico, conhecessem de perto os produtos e serviços oferecidos pela empresa, para que pudessem detectar e sugerir ações de melhoria.
Além do agendamento das participações nas áreas de manutenção/ reparo, lojas, a ferramenta permitia que o executivo compartilhasse fotos e avaliasse a experiência por meio de um botão. Sugestões e observações apontadas pelos participantes eram analisadas pela equipe responsável e usadas para melhorar a experiência dos clientes.
E todo esse contexto tratado num web app.

Aos poucos, funcionalidades que eram exclusivas de aplicativos nativos (como geolocalizacão ou push notifications) estão chegando a esta modalidade de app.

Outra vantagem para o usuário é não precisar baixar um aplicativo. Nada de ter que ir até loja virtual. E ainda é possível se garantir, a título de segurança, a obrigatoriedade do cadastro antes de começar a usar.

Barreiras técnicas transpostas vamos para dentro da corporação.
Para otimizar e dar velocidade a tarefas o empregado recebe um telefone celular, o qual carrega consigo diariamente. Com ele, responde e-mails de trabalho, agenda reuniões, fala com colegas e checa comentários sobre os projetos em que trabalha nas redes sociais. No outro bolso, leva um segundo aparelho, utilizado para conversar com a família e amigos. A situação fica confusa quando ele para de usar o de trabalho pois o pessoal tem muito mais capacidade.

Tal prática chamada BYOD (bring your own device) apoiada por 59% das companhias dos EUA , segundo pesquisa da consultoria Forrester Research, tem tendência de crescimento.   Outro estudo, da empresa FutureTeam, com executivos e trabalhadores das mil maiores empresas dos EUA mostra que 42% dos diretores acreditam que seus funcionários trabalharão mais horas nos próximos dez anos, principalmente pela disseminação da cultura “sempre ligado”.

Segundo a Forrester, o incentivo deve-se à economia proporcionada pela prática, que dispensa as corporações de comprar aparelhos ultramodernos para seus funcionários, e à retenção de talentos.

Ainda no tema economia, outra companhia especializada em pesquisas, a Gartner, aponta que, dependendo do tipo de uso, a economia com telefonia pode chegar a 29% ao ano para a empresa. Há ainda possibilidade de corte de gastos em áreas como papel. Como no case da United Airlines ao dar Ipads a seus pilotos, liberando equipamentos para uso pessoal, possibilitou a economia de 16 milhões de folhas ao ano, cujo peso lhe permitiu poupar cerca de 1,2 milhão de litros de combustível por ano. A papelada era utilizada por pilotos e equipe de bordo para ler instruções, consultar dados e procedimentos.

No Direito o assunto também tem sua pauta, desde dezembro de 2011, por exemplo, o sexto artigo da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tem nova redação. A lei trabalhista passou a não distinguir tarefas feitas no estabelecimento do empregador ou a distância.

Concluo então que, tomando as precauções necessárias, tanto em termos jurídicos quanto de segurança da informação, os web apps podem ser uma boa alternativa de meio de comunicação com empregados.

 

Fontes

http://www.gartner.com/technology/topics/mobile.jsp

http://s1mone.net/tags/web-app/

http://valoragregado.com/2016/05/09/perigos-e-vantagens-do-uso-do-celular-pessoal-em-ambito-corporativo/

http://navita.com.br/pt/byod-43-das-empresas-possuem-colaboradores-que-usam-celulares-pessoais-com-conteudo-corporativo/

https://www.forrester.com/Bring-Your-Own-Device-(BYOD)

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Elizeo KarkoskiA evolução da Comunicação Interna: da Segmentação Estratégica à Hiperpersonalização como Alavanca para Engajamento
  • Rizzo MirandaCOP 30: a ancestralidade pode definir o futuro
  • Paulo NassarDo operário analfabeto ao operário leitor

Destaques

  • Aberje realiza encontro com a CEO da Page Society na sede da JBS
  • Painel de Cases do Prêmio Aberje reúne vencedores regionais; anúncio dos campeões será no dia 8
  • Encontro do Capítulo Aberje RJ debate reputação como ativo estratégico

Notícias do Mercado

  • BHP publica posicionamento sobre decisão da corte britânica
  • Abiquim celebra 30 anos do ENAIQ com nova marca e avanços em sustentabilidade e competitividade
  • FSB Holding lança Repcast, videocast com líderes sobre gestão, trajetória e reputação

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.