Pesquisa em comunicação: 6 questões para as melhores práticas

Como construir o planejamento do diagnóstico e medição em qualquer programa de comunicação?
Outubro: mês dos planejamentos de comunicação na maior parte das empresas. Como acomodar os diferentes eventos, ações e garantir diagnósticos que permitam afinar a melhor forma de atingir os objetivos de comunicação e as métricas adequadas que garantam o monitoramento e contribua para demonstrar (e justificar) os resultados esperados.
Para isso, algumas questões devem ser respondidas:
- Você tem um projeto com medição? Ele obedece às melhores práticas da área?
- Você tem profissionais de comunicação com conhecimento em diagnóstico, medição e mensuração que participam do planejamento de sua empresa? Ou ainda, você tem um consultor, profissional da área, agregado ao processo?
- Você projetou um bom cronograma para o planejamento (diagnóstico), para o monitoramento e para a medição?
- Quais são as perguntas importantes a fazer e/ou dados a reunir e/ou egos a enfrentar antes de planejar o diagnóstico, monitoramento e medição?
- Você sabe escrever briefings para concorrências e RFPs que envolvam diagnóstico, monitoramento, medição e avaliação?
- Você conhece as políticas da empresa importantes para negociar um projeto de diagnóstico ou medição para o planejamento de comunicação?
A final destas seis questões é possível que percebamos que fizemos a pergunta errada! O planejamento do diagnóstico, monitoramento ou medição deve ser parte integrante e obrigatória do planejamento de qualquer programa de comunicação. Idealmente, o planejamento para o diagnóstico e medição e o planejamento estratégico devem acontecer ao mesmo tempo.
Uma vez que isso seja compreendido, a pergunta mais apropriada será: “Como construir o planejamento do diagnóstico e medição em qualquer programa de comunicação?”.
Destaques
- Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
- Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
- Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade
- Global Alliance lança carta de compromisso com princípios de uso responsável da IA na comunicação corporativa
- Diretor-presidente da Aberje publica artigo n’O Globo sobre importância do terceiro setor
ARTIGOS E COLUNAS
Pablo Assolini ESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!Carlos Parente Cuidado com a “comunicação reborn”!Miriam Moura SXSW London revela sucessos e incertezas da nova economiaPaulo Nassar Terceiro setor é essencialLeila Gasparindo Fora da empresa, dentro da estratégia: por que precisamos olhar para o humano por inteiro na Comunicação Interna