Para curtir e compartilhar: Relatório Sustentabilidade
Já faz um bom tempo que as empresas entendem que os resultados econômicos estão cada vez mais atrelados aos impactos socioambientais causados por suas decisões e ações.
As investigações que se desenvolvem no Brasil desde 2014 aumentaram as atenções das pessoas que progressivamente compreendem a importância do crescimento e da evolução por meio do desenvolvimento sustentável.
Com os negócios cada vez mais norteados para a transparência e confiança faz-se importante produzir um Relatório de Sustentabilidade, importante ferramenta de comunicação e gestão, não apenas dentro da metodologia GRI mas também com muita atenção ao processo de levantamento de informação junto aos mais diversos stakeholders, conhecendo a realidade de cada um, concebendo um material de fácil entendimento seja impresso ou digital.
Em uma pesquisa recente realizada pela D’lippi Comunicação, a maioria das empresas relatou o uso de uma combinação de ambos os formatos impresso e digital para seus relatórios anuais.
Apenas 7% das empresas pesquisadas utilizou somente a versão impressa.
O estudo aponta que além da flexibilidade, relatórios on-line também fornecem outro benefício: ferramentas de monitoramento – um recurso que aumentou mais de 60% nos últimos cinco anos.
Como tendência, também sinalizada pelo “Sustentabilidade e Tendências de Relatórios em 2025: Preparando para o Futuro” do GRI, ainda aponta que cada vez mais as empresas procuram estar onde seu stakeholder vive e contar sua história, com começo e meio, não chegando definitivamente a uma conclusão ou fim. Empresas que entendem que o relato precisa ser dinâmico e atualizável, remetendo ao dia a dia do negócio.
Esta dinâmica se reflete também na questão operacional pois ajustes e atualizações acontecem em menor prazo e um maior número de pessoas passa a ter acesso.
Sabemos que o futuro a gente constrói hoje, agora e sempre. Reproduzo uma frase do material da D’lippi Comunicação “relatórios on-line são para twittar, curtir e compartilhar”.
Fonte
http://riccari.com.br/blog/2015/07/20/sustentabilidade-e-o-futuro-os-relatorios-em-2025/
http://www.dlippicomunicacao.com.br/
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires