Para curtir e compartilhar: Relatório Sustentabilidade
Já faz um bom tempo que as empresas entendem que os resultados econômicos estão cada vez mais atrelados aos impactos socioambientais causados por suas decisões e ações.
As investigações que se desenvolvem no Brasil desde 2014 aumentaram as atenções das pessoas que progressivamente compreendem a importância do crescimento e da evolução por meio do desenvolvimento sustentável.
Com os negócios cada vez mais norteados para a transparência e confiança faz-se importante produzir um Relatório de Sustentabilidade, importante ferramenta de comunicação e gestão, não apenas dentro da metodologia GRI mas também com muita atenção ao processo de levantamento de informação junto aos mais diversos stakeholders, conhecendo a realidade de cada um, concebendo um material de fácil entendimento seja impresso ou digital.
Em uma pesquisa recente realizada pela D’lippi Comunicação, a maioria das empresas relatou o uso de uma combinação de ambos os formatos impresso e digital para seus relatórios anuais.
Apenas 7% das empresas pesquisadas utilizou somente a versão impressa.
O estudo aponta que além da flexibilidade, relatórios on-line também fornecem outro benefício: ferramentas de monitoramento – um recurso que aumentou mais de 60% nos últimos cinco anos.
Como tendência, também sinalizada pelo “Sustentabilidade e Tendências de Relatórios em 2025: Preparando para o Futuro” do GRI, ainda aponta que cada vez mais as empresas procuram estar onde seu stakeholder vive e contar sua história, com começo e meio, não chegando definitivamente a uma conclusão ou fim. Empresas que entendem que o relato precisa ser dinâmico e atualizável, remetendo ao dia a dia do negócio.
Esta dinâmica se reflete também na questão operacional pois ajustes e atualizações acontecem em menor prazo e um maior número de pessoas passa a ter acesso.
Sabemos que o futuro a gente constrói hoje, agora e sempre. Reproduzo uma frase do material da D’lippi Comunicação “relatórios on-line são para twittar, curtir e compartilhar”.
Fonte
http://riccari.com.br/blog/2015/07/20/sustentabilidade-e-o-futuro-os-relatorios-em-2025/
http://www.dlippicomunicacao.com.br/
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociais