PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
12 de junho de 2017

O que os nossos líderes estão esperando?

Ter um líder comunicador não é mais uma tendência, é uma necessidade dos tempos turbulentos que vivemos. Dá segurança e motivação para funcionários e fornecedores, reforça vínculos com os consumidores e aponta um caminho em um momento em que o Estado é fonte de descrença. Em outras palavras, faz jus ao real significado da palavra líder.
Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

donald-trump-2333743_640

Assim que Donald Trump anunciou a saída dos EUA do Acordo de Paris, Elon Musk declarou que não faria mais parte do conselho de empresários que trabalha junto à Casa Branca. “A mudança climática é real. Deixar [o Acordo de] Paris não é bom para a América ou para o mundo”.  Ele foi seguido de outros líderes, como o CEO da The Walt Disney Company.  Satya Nadella, por sua vez, anunciou que os compromissos firmados pela Microsoft estavam mantidos, independente da decisão de Trump. Os riscos de abandonar o Acordo também foram listados em uma Carta Aberta assinada por outras 27 empresas.

Conto essa história porque um grupo de CEOs se manifestou contra uma decisão de um governo, assumindo sua responsabilidade no mundo que vivemos e no planeta que deixaremos para as futuras gerações. Conto essa história porque esses executivos fazem parte de um grupo ainda pequeno de líderes que se comunicam com o público pelas redes sociais.

Compartilham por seus canais não só notícias de suas empresas, mas também revelam um pouco mais sobre a sua personalidade. Ainda que a interação seja pequena, tornam-se um pouco mais “humanos” diante dos funcionários, dos fornecedores, dos consumidores e dos demais públicos de interesse.

De acordo com a consultoria Gagen MacDonald, os líderes empresariais evitam a comunicação:

1 – por entenderem que a sua estratégia de negócio é complexa demais;

2 – por se sentirem desconfortáveis com a falta de controle;

3 – por medo de receber uma pergunta que eles não consigam responder;

4 – por entenderem que seu papel como comunicador é entregar informações e não liderar uma conversa;

5 – por receio de ter que anunciar notícias ruins.

Os motivos levantados pela consultoria são até compreensíveis, mas mostram claramente como as organizações precisam confiar mais em suas áreas de comunicação. Cada um desses argumentos é facilmente derrubado por um bom planejamento estratégico, que inclui, entre outros pontos, a “tradução” da estratégia de negócio em uma história capaz de influenciar todos os públicos, a criação de mensagens para os mais diferentes cenários e o treinamento de comportamento e postura para liderar um diálogo em qualquer situação, on e off-line.

Ter um líder comunicador não é mais uma tendência, é uma necessidade dos tempos turbulentos que vivemos. Dá segurança e motivação para funcionários e fornecedores, reforça vínculos com os consumidores e aponta um caminho em um momento em que o Estado é fonte de descrença. Em outras palavras, faz jus ao real significado da palavra líder.

Estudo da consultoria Willis Towers Watson reforça, ainda, que as companhias mais eficazes em mudanças organizacionais, engajamento e comunicação são também:

● 5x mais eficientes que seus concorrentes
● 20% mais propensos a reportar baixo turnover
● 5x mais chances de ter gerentes que apoiem ativamente a visão da empresa.

Diante das notícias que lemos nos jornais todos os dias, eu me pergunto: o que os nossos líderes estão esperando?

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.