O lugar dos símbolos

Marc Augé, antropólogo francês, em seu livro Não-lugares – Introdução a uma
antropologia da supermodernidade, traz um útil conceito àqueles que se
dispõem a repensar as políticas e o planejamento e a operar as ações de
comunicação com os empregados, mais conhecida pela geográfica expressão
‘comunicação interna’, que deveria ser abolida do vocabulário. Afinal, cada vez
mais integrados pela tecnologia digital e pela vontade de viver em ambiente
democrático, todos pretendem estar neste mundo.
De volta ao conceito definido por Augé, os não-lugares são os espaços que não
valorizam os aspectos simbólicos de nossa existência e de nossa identidade.
Ambientes em que predomina o instrumental, o fazer preso ao presente, sem marcos e mitos fundadores e sem perspectivas. Nos não-lugares o futuro é sempre quantitativo, a esperança não tem significado. É o Jano decapitado e o ritual do novo ano desfeito. Joseph Campbell interpretaria o não-lugar de Augé como o espaço que impossibilita a trajetória do herói.
Exemplos fortes de não-lugares? A maioria das fábricas, com linhas retas e
corredores de produção; os escritórios impessoais e brancos; os fast-food,
assassinos do ritual da alimentação e da comensalidade; os necrotérios, os
hospitais, os asilos que escondem a morte, a doença, a velhice. Uma aluna me
falou, sabiamente, que Vinícius de Moraes e Tom Jobim jamais comporiam Garota de Ipanema em um fast-food…
Um ser dos símbolos
A comunicação com os empregados, que se quer excelente, deve ser a expressão
de empresas que se pretendem lugares, como Simônides, poeta e pai da memória, propôs na tradição clássica grega: lugares assentados em simbologia e imagens fortes. Lugares são as moradas da memória dos empregados, dos consumidores, das comunidades, da sociedade. Lugares se contrapõem ao excesso de informação e permitem que ela se transforme em conhecimento.
Como muitos já afirmaram, o homem é um ser dos símbolos. Em várias
organizações, a comunicação com os empregados, desidratada de simbologia, os
transforma em extensões das máquinas.
COMENTÁRIOS:
Notícias Aberje
- Encontro especial reúne membros do Capítulo Rio Grande do Sul para uma conversa sobre comunicação e agro
- COP28: o que os comunicadores precisam saber sobre a conferência do clima
- Combate ao racismo e ao capacitismo no mercado de trabalho é tema de debate no fórum Inclusão em Foco promovido pelo McDonald’s
- Hamilton dos Santos passa a integrar Conselho de Administração do Pacto pelo Esporte
- Conexão COP28, da FIA Business School, apresenta transmissões diretas de Dubai e conta com apoio da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Aberje na COP: “Dia da Saúde” na COP28 tem debates, negociações e anúncio de US$ 1 bilhão para o temaElizeo Karkoski Transformando a área de Comunicação Interna: Como a P3K e o Sinapse estão fortalecendo o mercadoCarlos Parente Principais temas a serem discutidos na COP28Carlos Parente Grande expectativa! O que é a COP28 e quem participaMarcos Santos Resoluções e desejos para um novo ano