Líder pra valer comunica bem

Publicado originalmente no LinkedIn, em 09 de setembro de 2015
Quando algum alto executivo me pergunta qual o maior desafio de um profissional de comunicação nos dias de hoje, não perco tempo pensando na infindável lista de tarefas que temos dentro de uma organização e vou direto ao assunto: fazer com que as lideranças da empresa entendam esta como a habilidade que fará deles pessoas melhores. Como é indissociável a pessoa do líder, o mesmo se pode falar do líder e sua natureza. Portanto, deve ser premissa acreditar que no palco do mundo corporativo a atuação da liderança deve ser a mais legítima possível, a mais verdadeira, correta e honesta. Isso já separará bastante o joio do trigo, porque a atitude evidenciará quem sintoniza com esta habilidade e quem apenas tenta imitá-la, mas sem fé e sem alma -, o que no final é a mesma coisa que dizer ausência.
E como o mundo do trabalho não é feito apenas de boas notícias e dias triunfantes, é preciso lidar com as frustrações e ansiedades das pessoas por meio de iniciativas que exigem um tremendo esforço comunicacional. Não é preciso conhecer tecnicamente do assunto, mas é necessário e recomendável que os líderes na organização acreditem no poder da palavra e, tão importante quanto, no modo de usá-la.
É interessante que o comando das empresas pergunte a respeito do maior desafio que um profissional acredita ter. Mas a questão mais premente para o CEO deveria ser: “preciso fazer com que os líderes da companhia que dirijo sejam capazes de influenciar e engajar as equipes pela causa que lutamos”. Quando esse momento sublime lhe for apresentado, comunicólogo, lembre-se sempre do adesivo colado no carro de alguns especialistas e, com toda a fé, responda: “pergunte-me como”.
Destaques
- Primeira reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional discute o desafio da reputação em tempos de hiperconectividade
- Novo livro de Vânia Bueno explora relação entre comunicação e governança corporativa
- Aberje, FGV Comunicação e Fundação Itaú promovem master class sobre comunicação e impacto social para Mestrado Profissional
- Chefe de Educação do Unicef Brasil debate comunicação em Masterclass no dia 21
- Primeiro encontro do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação debate desafios e caminhos para a mensuração
ARTIGOS E COLUNAS
Vinícius Ghise Como a IA pode transformar nossa visão de sucessoJanaína Leme O que é mensuração e o que é o básico para começar a mensurar?Carina Almeida SXSW: Um viva às pessoas no debate sobre inovação!Pablo Assolini Será o fim da agenda de diversidade nas empresas?Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dados