Líder pra valer comunica bem

Publicado originalmente no LinkedIn, em 09 de setembro de 2015
Quando algum alto executivo me pergunta qual o maior desafio de um profissional de comunicação nos dias de hoje, não perco tempo pensando na infindável lista de tarefas que temos dentro de uma organização e vou direto ao assunto: fazer com que as lideranças da empresa entendam esta como a habilidade que fará deles pessoas melhores. Como é indissociável a pessoa do líder, o mesmo se pode falar do líder e sua natureza. Portanto, deve ser premissa acreditar que no palco do mundo corporativo a atuação da liderança deve ser a mais legítima possível, a mais verdadeira, correta e honesta. Isso já separará bastante o joio do trigo, porque a atitude evidenciará quem sintoniza com esta habilidade e quem apenas tenta imitá-la, mas sem fé e sem alma -, o que no final é a mesma coisa que dizer ausência.
E como o mundo do trabalho não é feito apenas de boas notícias e dias triunfantes, é preciso lidar com as frustrações e ansiedades das pessoas por meio de iniciativas que exigem um tremendo esforço comunicacional. Não é preciso conhecer tecnicamente do assunto, mas é necessário e recomendável que os líderes na organização acreditem no poder da palavra e, tão importante quanto, no modo de usá-la.
É interessante que o comando das empresas pergunte a respeito do maior desafio que um profissional acredita ter. Mas a questão mais premente para o CEO deveria ser: “preciso fazer com que os líderes da companhia que dirijo sejam capazes de influenciar e engajar as equipes pela causa que lutamos”. Quando esse momento sublime lhe for apresentado, comunicólogo, lembre-se sempre do adesivo colado no carro de alguns especialistas e, com toda a fé, responda: “pergunte-me como”.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos


































