Hipocrisia do impeachment
As instituições disciplinares da nossa sociedade muito aquém de serem educativas, como definiu Foucault, “produziram uma maquinaria de controle que funciona como um microscópio do comportamento; as divisões tênues e analíticas por elas realizadas formaram, em torno dos homens, um aparelho de observação, de registro e de treinamento (doutrinação). Nessas máquinas de observar, subdividir olhares, estabelecer entre eles escalas, comunicações, fazer que de sua multiplicidade calculada, resulte um poder homogêneo e contínuo.”
Vejo nas redes, as discussões e os debates em torno da política governamental, impeachment, eleições. Na minha opinião, não passam de debates vazios e que nada ajudará nas resoluções das dificuldades da nossa nação. Os mandatários do poder sabem disso.
Sempre evito fazer comentários diretos a tais assuntos, pois não deixaria de ser hipocrisia e perda de tempo da minha parte, pois sei que nessa democracia de fachada, não chegaremos a lugar algum com tais discussões.
Concordo, com Richard Dawkins, quando diz que é fácil levantarmos julgamentos morais, sendo que em grande parte da vida, não julgamos nossos próprios comportamentos corruptíveis, antiéticos e imorais. Ele diz assim: “uma das razões para o grande apelo exercido pela teoria da seleção de grupo talvez seja o fato de ela se afinar completamente com os ideais morais e políticos partilhados pela maioria de nós. Como indivíduos ou organizações, não raro, nos comportamos de forma egoísta (identidade). Nos momentos idealistas reverenciamos e admiramos aqueles que colocam o bem-estardos outros em primeiro lugar (imagem).”
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociais