Fluência X preparação

Primeiro ponto, qual a definição de fluência?
Segundo o Aurélio:
1 Qualidade ou estado de fluente.
2 Movimento do que corre fácil e abundantemente.
3 Abundância; facilidade no dizer.
Costumo dizer em minhas palestras que é a habilidade de discorrer sobre um assunto sem hesitação.
Em nenhum momento falamos sobre idiomas, mesmo porque não somos fluentes em idiomas.
Como assim? Simples, você fala bem seu idioma natal, mas isso não quer dizer que pode discorrer a respeito, como por exemplo, um neurocirurgião sobre neurocirurgia.
Portanto, somos fluentes em assuntos em que o idioma é o meio que utilizamos para nos comunicar a respeito deles. Obviamente, o conhecimento do idioma é fundamental para a que isto aconteça. Mas, para que exista fluência devemos utilizar o idioma para estudar o assunto.
Ficou confuso? Me deixe simplificar: conheço inúmeras pessoas que estudam continuamente idiomas, que têm um bom conhecimento gramatical e falam corretamente, mas não conseguem utilizá-lo no seu trabalho porque não aplicam-no em seu dia a dia profissional.
Conheço pessoas que conseguem falar sobre o trabalho, mesmo com uma gramática rudimentar porque estão envolvidos diariamente com o idioma em seu cotidiano profissional, mas não conseguem falar sobre a família.
É importante tirar peso
da fluência dos ombros, pois nunca seremos fluentes em todos assuntos.
Por isso que digo, use inglês para aprender em vez de tentar aprender para depois usar.
O aprendizado do idioma é prático e não teórico tanto que você aprendeu a falar seu idioma nativo antes de ir à escola.
Qual é o segredo do aprendizado?
Prática, prática, prática e mais prática!!
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































