Controlar empresas
A confiança, como valor, deve ser uma percepção gerada em permanência, no âmbito da sociedade, por empresas e governos, sob o risco de provocar altos impactos negativos como, por exemplo, a crise financeira norte-americana anunciada em fins de 2007 e efetivada em 2008, que contamina os mercados no mundo todo. Milhões e milhões de pessoas, dependentes das atividades empreendedoras, acionistas de todos os portes e empregados temem que suas economias, em ações ou salários, podem ser devoradas pelo complexo mundo financeiro.
A desconfiança é um sentimento contemporâneo, refletido no sobe-e-desce das ações nas principais bolsas mundiais, reflexo de atitudes e opiniões dos dirigentes governamentais, de instituições financeiras. E, coincidentemente, a desconfiança em relação à gestão dos negócios reaparece no recente caso do sólido banco francês Société Generale. Diz a versão oficial que escolhas ruins de um operador de mesa, de terceiro escalão, resultaram em uma perda de 7,2 bilhões de dólares. Diante desta cifra, pergunta-se sobre os controles que as organizações têm sobre suas operações. A resposta não é convincente. Afinal, como a movimentação de um valor desta grandeza não é percebida a tempo de minimizar as perdas deste banco e em outros casos também na Europa e nos Estados Unidos?
Discussão delicada
Quem administra as grandes empresas e seus conselhos? A sociedade quer saber quem controla a governança corporativa de organizações, muitas, economicamente maiores do que muitos países. E, por isso mesmo com enormes impactos sobre o cotidiano da sociedade. A falta de confiança na governança das organizações tem também efeito sobre a reputação das empresas, instituições e seus dirigentes. E reputação é sentimento profundo de alguém a respeito de outro. É, no fundo, a memória boa ou ruim que temos dos outros.
Hoje, uma crise financeira mundial, amanhã, um acidente industrial, casos que configuram um chamado major accident. Por exemplo, o vazamento de gás letal de uma fábrica da Union Carbide, em Bhopal, na Índia, em 1984, em que aproximadamente 5.000 pessoas morreram. Ou a contaminação por radiação atômica de milhares de pessoas, animais e do meio ambiente europeu, no desastre de Chernobyl, na Ucrânia, em 1985.
As grandes empresas, principalmente, são, potencial e permanente, geradoras de riscos econômicos, sociais e ambientais para a sociedade global. Por isso, a questão do controle social sobre elas, além de uma comunicação empresarial ética e competente, entra na agenda das grandes discussões necessárias, para o bem de todos. O grande obstáculo a superar é o estabelecimento de parâmetros de controle que não cerceiem as liberdades. Uma discussão delicada, importante e de alto nível.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025