PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
19 de abril de 2016

A voz é tão importante… que tem até o seu dia!

Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Já percebeu o tanto que a voz é importante? O tanto que ela comunica? Já passou por situações onde o que foi dito nem teve tanto impacto perto do tom que foi utilizado? Perto da modulação?

Várias pesquisas nos mostram como a voz que utilizamos tem impacto na mensagem que transmitimos. Quando não há coerência entre o que dizemos e o modo como dizemos, a impressão preponderante é a da voz que utilizamos. Sabe quando você ganha um presente, não gosta, mas busca palavras simpáticas para agradecer? Pode ter certeza que não dá para disfarçar!

Dia 16 de abril é o Dia Mundial da Voz. Esta data foi proposta por brasileiros, membros da Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz, em 1999. Começou como Dia Nacional da Voz, até que em 2002 vários países compraram a ideia… E o dia passou a ser mundial!

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia apoia e divulga a data todos os anos. Neste ano o slogan da campanha é “Sua voz, sua identidade”. O tema nos faz refletir sobre o tanto que nossa voz é única, como nossa impressão digital. A voz que produzimos é o resultado de três dimensões. A dimensão física corresponde ao nosso tipo corporal. A psicoemocional tem a ver com as nossas características de personalidade, com a forma como vemos o mundo. A dimensão sociocultural refere-se a todo o nosso entorno, às pessoas que foram e são significativas para nós. Essas três dimensões influenciam e determinam o nosso modo de falar. Como esse conjunto é muito particular para cada um de nós, não existe uma voz igual a outra!

A voz é uma de nossas mais fortes projeções. Gosto de dizer que ela nos “escancara” para a vida, mostrando quem somos, como somos e como nos sentimos em cada momento. É muito bom quando nos sentimos representados pela voz que produzimos. É muito bom quando nossa voz é saudável e flexível, variando de acordo com as nossas emoções, com os nossos sentimentos, com as nossas impressões, e sinalizando tudo isso para que o outro possa nos entender e reagir como esperamos ou precisamos. Uma voz eficiente valoriza a nossa palestra, enaltece o projeto que apresentamos, atinge o outro como um abraço sonoro.

A pessoa que desenvolve algum problema de voz, pelo uso forçado, inadequado, ou por algum problema orgânico, sofre também pela limitação na demonstração daquilo que pensa e que sente. É como sermos privados das nossas roupas, e ficarmos apenas com a roupa do nosso corpo, a que vestimos agora. Podemos nos apresentar bem desse jeito no nosso trabalho, num passeio no shopping, na ida ao cinema. Mas seguramente vamos nos sentir deslocados se formos assim ao churrasco na beira da piscina, ao baile de gala. É justamente essa sensação de estarmos inadequados que se apresenta quando temos um problema de voz.

Vale a pena cuidarmos muito bem desse instrumento! Se você tem vontade de conhecer um pouco mais dos cuidados necessários e do que pode impactar positiva e negativamente a nossa produção, entre no site da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e faça o download dos manuais de orientação lá disponíveis.

Cuide de sua voz. E continue encantando e emocionando as  pessoas ao seu redor! Feliz Dia Mundial da Voz!

 

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.