PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
12 de fevereiro de 2010

A matemática afetiva

Paulo Nassar
 
  • COMPARTILHAR:

A exposição “O Número”, do pernambucano José Patrício, no espaço Caixa Cultural Rio de Janeiro, até 7 de março, sugere a existência de afetividade sob a aparente frieza da matemática. A mostra, com 12 obras e foco na ideia de número, foi produzida a partir de elementos que estimulam o observador a quantificar, a organizar. Uma delas, “A Coleção”, contém 6274 botões de roupa. Outras obras são compostas por peças de quebra-cabeça, dados, e alfinetes, que me lembraram a proposta de linha de produção de alfinetes, quantificados e organizados, no livro “A Riqueza das Nações, de 1776, de Adam Smith.

José Patrício parece estimular comunicadores de empresas e instituições a pensarem sobre a comunicação mecânica, que despeja informação massificada na sociedade, sobretudo nos empregados, sem preocupação ética e estética. Afinal, vivemos na sociedade dos excessos e, entre eles, a obsessão pela medida, pela organização, amplamente reforçada pela comunicação empresarial, sem afetividade, porque não há lugar para a contemplação, para o pensar e o criar desinteressado ou para a conversa que integra, que gera o sentimento de pertencer, de fazer parte de alguma coisa. Para o administrador, todo gesto deve corresponder a uma intenção, uma meta, um objetivo, um resultado. É imperativo viver sobre uma linha do tempo, traçada dentro do relógio. A vida, orientada pela produção, acabou com a rotina desejada pelos trabalhadores franceses organizados na segunda metade do século XIX: 8 horas de trabalho, 8 horas de lazer e 8 horas de descanso.

No ambiente corporativo, prolongado por meio das formas digitais de relacionamento, o mantra quantitativo destaca a avaliação de homens e mulheres por réguas. Mensuração, resultados, metas, indicadores, índices, percentual, entre outros, são os verbetes do dicionário do trabalho. A transcendência foi escoada pela torrente de contagem dos escritórios, das fábricas e das ruas.

Nenhum deus quer morar na casa de máquinas, na memória do computador ou na encruzilhada esfumaçada. Os deuses e arteiros, longe do trabalho insano, parecem gostar dos jogos, das mulheres e de combinações infinitas. As suas igrejas e galerias são lugares de inovação e provocação. O mundo do trabalho, com seus slogans de inovação, se afastou das artes e suas possibilidades. O artista pernambucano José Patrício aponta para um caminho no qual as artes da medida e da contagem se fundem com o espírito e a imaginação.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Paulo Nassar

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP e pesquisados no campo da interface entre Comunicação e Antropologia. Docente de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP) desde 2006, onde ministra, juntamento com o Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias, a disciplina stricto sensu “Memórias Rituais, Narrativas da Experiência”. Pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela FundaCom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018).

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.