Visões de Futuro+15: um trabalho da Fundação Telefônica Vivo para acompanhar

A Fundação Telefônica Vivo está reunindo dados sobre centenas de iniciativas ao redor do mundo, em um grande banco de dados, com o objetivo de apontar tendências em cinco áreas: sociedade, tecnologia, economia, meio ambiente e política. Os dados apontam ações e iniciativas que tendem a modificar, já nos próximos 15 anos, os atuais modelos de atuação e comportamento dos indivíduos, empresas e instituições.
Isto acontece desde 2014, com análise ou produção de estudos, pesquisas e processos de diálogo com a sociedade com intuito de gerar e compartilhar conhecimento, inspirar e influenciar o futuro de múltiplos atores (sociais, empresariais, terceiro setor, agentes de transformação social, políticos e governo) na promoção do desenvolvimento social. A equipe mapeou ações em fase inicial ou já implementadas. Os resultados indicam, por exemplo, que a maior parte das profissões tradicionais poderá ser extinta, apontando situações em que as pessoas terão múltiplas carreiras, atuarão de forma colaborativa para gerar renda e estarão identificadas com uma pluralidade de gêneros.
O levantamento traz informações sobre iniciativas em neurociência, realidade virtual, robótica, hiperconexão, entre outras tecnologias. As pesquisas foram feitas em redes sociais como Twitter, Medium e Instagram, e em mais de 35 workshops no Brasil, América Latina e Europa. Os resultados podem ser acessados pela internet no site http://www.fundacaotelefonica.org.br/visoesdefuturo.
Destaques
- Aberje Capítulo Amazônia e Casa Balaio firmam parceria
- Giovanni Nobile assume diretoria do Capítulo Aberje Brasília
- 99 associa-se à Aberje
- Lab de Comunicação debate estratégias para ativação de marca
- Comunicação e Governança em debate: o desafio de unir discurso e prática
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre A linguagem é um vírusPaulo Nassar Morreu um homem bomGiovanni Nobile Dias O ecossistema informacional na Era DigitalElizeo Karkoski Empresas AINDA sem comunicação interna? O preço do improviso é alto!Marcos Santos O alerta da série Adolescência para os pais na era dos algoritmos