PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios

13 de março de 2017

Três tendências mundiais que impactarão a indústria de turismo até 2025

Rodrigo Cogo
 
  • COMPARTILHAR:

A Visa divulgou os resultados de seu estudo “Mapping the Future of Global Travel and Tourism”, que explora as principais tendências que afetarão o turismo e as viagens em nível mundial durante a próxima década. O estudo mostra que, mundialmente, os gastos anuais com viagens internacionais girarão em torno de US$1,5 trilhão (montante médio, em valores de 2015) e US$5.309 por pessoa. Na América Latina, especificamente, estima-se que cada viajante gastará aproximadamente US$4.764 com viagens para fora de seus países. No grupo dos 50 mercados líderes em gastos no exterior em nível mundial, destacam-se seis mercados latino-americanos: Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile e Peru.

Segundo o estudo global, há três tendências representativas impactando as viagens internacionais. O crescimento da economia e a maior facilidade de acesso às viagens internacionais estão fazendo surgir uma nova e crescente “classe viajante” em todo o mundo. A expectativa é que, até 2025, mais de 280 milhões de famílias viajem para fora de seu país de residência. Outro fator importante é o envelhecimento da população mundial. Durante a próxima década, a expectativa da Visa é que os viajantes com mais de 65 anos de idade sejam o segmento mais promissor, com crescimento de 8,4% em nível mundial e de 9% na América Latina, superando em cerca de 4% os segmentos mais jovens. Por fim, a expectativa é que a conectividade da internet e a infraestrutura de transporte aumentem. A digitalização abre caminho para viagens mais espontâneas e personalizadas, abraçadas por viajantes internacionais acostumados a viagens mais breves e itinerários feitos sob medida para as suas necessidades. Hoje, na América Latina, existem 133,1 telefones celulares para cada 100 habitantes e 68 usuários de internet para cada 100 habitantes.

Até 2025, o número de viagens internacionais subirá drasticamente. Na América Latina, em especial, projeta-se um crescimento de até 16% entre os anos de 2015 e 2025, mantendo a região na vanguarda das tendências.

 

tendencias-visa

 

Principais dados do estudo:

– O estudo analisou dados de gastos no exterior em nível global e regional. Da América Latina, destacaram-se os seguintes mercados: Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile e Peru.

– O gasto com viagens internacionais crescerá 5,1% ao ano entre as famílias latino-americanas com renda a partir de US$20.000. No caso de famílias latino-americanas com renda anual igual ou superior a US$150.000, o crescimento será de 3.2%.

– Na região, estima-se que, até 2025, 9% das viagens internacionais serão realizadas por pessoas com mais de 65 anos de idade. Na média, 6,7% das viagens serão realizadas por pessoas com mais de 65 anos, ante 4,2% em 2015.

– Em longo prazo, o envelhecimento dos viajantes transformará a indústria. Uma área que já está em crescimento em decorrência desse envelhecimento é o “turismo médico”. Mais viajantes estão optando por combinar tratamentos médicos com férias.

– A conectividade digital transformou a forma como exploramos o mundo. A proliferação de dispositivos móveis facilitou o turismo em “tempo real”. Os viajantes estão cada vez mais suscetíveis e reativos às informações disponíveis on-line.

– Na América Latina, existem 133,1 telefones celulares para cada 100 habitantes e 68 usuários de internet para cada 100 habitantes. Mundialmente, são 114,7 telefones celulares para cada 100 pessoas e 52,5 usuários de internet para cada 100 pessoas.

A Visa realizou este estudo para proporcionar uma maior compreensão das tendências mundiais da crescente indústria de viagens e turismo. A Visa Performance Solutions tem as ferramentas e as soluções necessárias para ajudar as empresas a continuar na vanguarda da indústria e a planejar melhor suas estratégias de crescimento.

 

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rodrigo Cogo

Rodrigo Cogo é o curador do Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede e responsável pela distribuição digital dos canais integrantes da plataforma. Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Mestre em Ciências da Comunicação, com estudos voltados para a Memória Empresarial e Storytelling, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (SP). Atuou na Aberje por 14 anos, passando pelas áreas de Conteúdo, Marketing e Desenvolvimento Associativo e tendo sido professor em cursos livres e in company e no MBA da entidade por 10 anos. É autor do livro "Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação".

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade